No auge da carreira, Joice Silva é eleita pelo COB a melhor atleta brasileira da luta olímpica em 2012

JoicePosada

Por: Breno Barros – Assessoria de imprensa Ministério do esporte

Disciplina e perseverança. Essas são as duas palavras que norteiam a carreira da atleta Joice Silva, 28 anos. Única representante nacional nos tatames da luta olímpica durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012, ela foi reconhecida pelo esforço nos dez anos dedicados ao esporte. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolheu a lutadora como melhor atleta da modalidade em 2012. O prêmio será entregue na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, considerado o “Oscar” do esporte brasileiro, na próxima terça-feira (18.12), no teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O ano de 2012 foi especial para Joice, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. A atleta participou de sua primeira Olimpíada, foi medalhista de prata no Campeonato Mundial, etapa da Finlândia, bronze no Pan-Americano nos Estados Unidos e ganhou o décimo ouro no Campeonato Brasileiro. “Considero este ano como o auge na minha carreira. Foi o ano em que conquistei a vaga olímpica, que é o máximo na carreira de um atleta. Competir em Londres foi um sonho”, ressalta Joice.

É a segunda vez que a bolsista é reconhecida como a melhor atleta da modalidade. Em 2010, Joice ganhou o prêmio nacional. “Recebo essa homenagem com muita satisfação e festa. Vejo o troféu como reconhecimento por ter atingindo as metas estabelecidas no planejamento do início do ano. Estendo este prêmio também a toda minha equipe”, diz.

Joice Silva orienta os futuros atletas, que sonham em representar o país nas grandes competições, ao lembrar que a disciplina e a dedicação são o segredo do sucesso. “O atleta tem que ser disciplinado em relação à alimentação e aos treinos. Isso é para todas as modalidades. Na luta olímpica eu sou bastante técnica e procuro fazer as coisas nos mínimos detalhes, para não ter erro de contra-ataque e errar.”