Na Itália, Luta Olímpica nacional inicia fase final de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio

Na Itália, Luta Olímpica nacional inicia fase final de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio

Delegação nacional com seis atletas disputa Torneio Internacional de Sassari neste sábado e em junho realiza campo de treinamento em Cuba
A Luta Olímpica brasileira viaja nesta quarta-feira para Itália, onde disputa no próximo sábado (28/05), o Torneio Internacional de Sassari, mais uma etapa na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A equipe é formada pelas quatro atletas já classificadas para os Jogos do Rio, Joice Silva até 58kg, Lais Nunes até 63kg, Gilda Oliveira até 69kg e Aline Silva até 75kg, e mais dois atletas do estilo greco-romano: Davi Albino até 98kg e Eduard Soghomonyan até 130kg. Eduard, armênio de nascimento, ainda busca a naturalização para tentar defender o Brasil nos Jogos. Antoine Jaoude, rival de Eduard na categoria, se recupera de lesão e por isso não seguiu com a delegação para Itália.
“Será um torneio bom para testarmos o que estamos treinando e principalmente dar ritmo de competição antes dos Jogos Olímpicos. Mesmo com o alto nível da competição, não há uma pressão por resultados, o que pretendo buscar é uma evolução e acertar os detalhes para dar tudo certo na hora dos Jogos”, explicou Lais Nunes, quatro vezes campeã pan-americana de Luta Olímpica.O número de cinco atletas da delegação brasileira, recorde em uma só edição dos Jogos, ainda pode aumentar. A Confederação Brasileira de Wrestling fez um apelo para que seja revisto o critério de vagas para o país sede e aguarda uma posição da United World Wrestling, entidade que regulamente o esporte, para saber se terá convites por ser o país anfitrião dos Jogos. A decisão deve sair em no máximo 15 dias depois da reunião do Tripartite Commission.

“Temos uma indefinição na categoria até 130kg e ainda estamos no aguardo da naturalização do Eduard para fazer a seletiva com Antoine Jaoude. Os Jogos estão cada vez mais perto e precisamos definir isso o quanto antes. Estou confiante que a United World Wrestling atenda nosso apelo, mas temos que aguardar a decisão do Tripartite,” explicou Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling e membro do Bureau da United World Wrestling.No dia 06 de junho, a equipe brasileira viaja para Cuba, onde disputa o Torneio Cerro Pelado e encerra o ciclo de viagens antes dos Jogos Olímpicos do Rio.

Confira a programação do Torneio Internacional de Sassari no horário de Brasília:

Dia: 28/05
Estilo greco-romano (Eliminatórias às 3h e finais às 13h)
Davi Albino até 98kg
Eduard Soghomonyan até 130kg

Estilo livre feminino (Eliminatórias às 3h30 e finais às 13h)
Joice Silva até 58kg
Lais Nunes até 63kg
Gilda Oliveira até 69kg
Aline Silva até 75kg