Mundial Sênior: Edição 2010 bate todos os recordes

O Campeonato Mundial Sênior de Luta Olímpica, realizado em Moscou, Rússia, entre os dias 05 e 12 desse mês, foi um grande sucesso batendo todos os recordes. Primeiro, o número de países participantes: todos os 142 países filiados participaram dos Cursos e do Congresso que antecederam a competição. Em seguida, o número de atletas credenciados e os membros das delegações, atingindo mais de 2500 pessoas. Aproximadamente 120 canais de TV transmitiram o evento e os sites da FILA e da Federação Russa literalmente foram inundadas por visitantes. O número de espectadores nas arquibancadas também foi ultrapassado: mais de 60.000 acompanharam as disputas dos estilos Livre, Greco romano e Feminino, o primeiro, com outro recorde batido, 11.000 pessoas durante a fase final do estilo Livre.
Com relação às disputas, a equipe russa mostrou supremacia ao vencer os primeiros lugares nos estilos Livre e Greco, somando 16 medalhas no total, seguida por Azerbaijão, resultado do trabalho de desenvolvimento da luta no país iniciado há dois anos. As japonesas ficaram em primeiro no estilo Livre Feminino com duas medalhas de ouro, duas de prata e 1 medalha de bronze. Rússia e Canadá foram 2° e 3° lugares. Joice Silva teve a melhor classificação entre os brasileiros, um 10° lugar na categoria 59 Kg. Aline Ferreira foi 16° e Antoine Jaoude 17° no estilo Livre.
Nenhum incidente anti-desportivo e referente à arbitragem foi reportado, fato que não pode ser subestimado, já que o Campeonato Mundial foi acompanhado por um público de apreciadores e fanáticos pela Luta Olímpica. O grande destaque da competição foi o lutador indiano Sushil Kumar que trouxe um título há muito esperado pela a Índia, um país no qual a Luta Olímpica ocupa um lugar muito importante.
Texto adaptado do site: www.fila-wrestling.com