Mundial feminino: Brasil encerra participação sem medalhas

Terminou agora há pouco a participação brasileira no Mundial Feminino de Luta Olímpica, no Canadá. O Brasil foi representado pelas atletas Joice Silva (55 Kg) e Aline Ferreira (72 Kg), e apesar da boa atuação, nossas atletas não chegaram ao pódio.

Joice Silva começou a competição vencendo bem a tcheca Lenka Martinakova pelo placar de 5×0 e 1×0. Na sequência encarou a grega Maria Prevolaraki e em combate equilibrado acabou superada pelo placar de 1×0, 2×4 e 1×2. Joice ficou sem chances de ir à repescagem, já que a grega acabou derrotada na luta seguinte pela atleta dos EUA.

Outra representante brasileira na competição, Aline Ferreira encarou no primeiro combate a atleta Epp Mae da Estônia e venceu por 1×1 e 1×0. Em seguida, Aline não foi bem contra Guzel Manyurova do Cazaquistão, perdendo pelo placar de 0x1 e 0x4. Repescada, já que Manyurova chegou à final da categoria 72 Kg, Aline enfrentou Nataliya Palamarchuk do Azerbaijão e o placar ficou em 0x1 e 0x2 contra a brasileira.

Na classificação geral, Joice conquistou a nona colocação, melhor classificação de um brasileiro em um mundial sênior.

Aline ficou em décimo, colocação já antes alcançada por Roberto Leitão em 1985 e 1989, Rosangela Conceição em 2007 e pela própria Joice em 2009.