Mundial: Balanço final da competição

Todos sabiam das dificuldades que os atletas brasileiros iam ter pela frente durante o Campeonato Mundial Sênior de Luta Olímpica, realizado em Istambul, Turquia na última semana.

Os melhores atletas da modalidade estiveram presentes colaborando para o elevando nível técnico da competição. Além do título e medalhas, o Mundial valia vaga para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Foram 6 vagas por cada categoria de peso (108 no total).

Para se ter uma idéia, dos 102 países participantes, apenas 32 classificaram atletas, destaque para a Rússia com 12 classificados, EUA e Cazaquistão com 9 cada. Oito países classificaram 2 atletas, dez classificaram 1.

Na esfera panamericana, foram 6 países e 18 classificados (metade dos EUA). País tradicional na modalidade, Cuba classificou apenas 3 atletas.

Em número de medalhas, 8 ficaram no continente das Américas: 1 ouro e 2 bronzes dos EUA, 1 prata e 2 bronzes de Cuba, Canadá e Porto Rico com 2 pratas.

Apesar de não conquistarmos medalhas ou alguma vaga, nossos atletas deram o seu máximo para atingir bons resultados. Joice Silva e Aline Ferreira conquistaram 1 vitória cada, destaque para Aline na 10ª colocação da categoria 72 Kg, mantendo o Brasil entre os top 10 do mundo e ainda colocou o Brasil na 26ª posição entre 83 países participantes na Luta feminina. Ficamos a frente de países de tradição como Romênia, Uzbequistão, Coreia e Itália.

Ainda restam mais três competições pré olímpicas. Embora a concorrência seja grande, nossos atletas tem reais chances de classificação.

Da Turquia, os atletas brasileiros vão direto para Cuba e terminam a preparação rumo aos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, no mês de outubro. Lembrando que o Brasil tem 7 atletas classificados: Rafael Messias, Diego Romanelli e Marcelo Gomes “Zulu” no estilo Greco romano, Joice Silva e Aline Ferreira no Livre feminino e os irmãos Adrian e Antoine Jaoude no Livre masculino.