Lislly Lima foi uma das representantes nacionais no 3º dia do Pan (UWW)

Meninas do Brasil garantem 3 vagas para os Jogos Pan Júnior e uma medalha de bronze

O estilo livre feminino brasileiro conquistou três vagas para os Jogos Pan-americanos Júnior e uma medalha de bronze nesta sexta-feira, terceiro dia do Pan-americano Cadete e Júnior de Wrestling 2021, em Oaxtepec, no México. Meiriele Santos 62kg, Thaissa Riberio 68kg e Ana Júlia dos Santos 76kg. terminaram em quinto lugar em suas respectivas categorias e garantiram vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior 2021, na Colômbia. A equipe nacional ainda faturou uma medalha de bronze na categoria 65kg entre as Cadetes com Juliana Neper.

A equipe nacional retorna aos tapetes neste sábado com os seguintes atletas na categoria júnior no estilo livre masculino: Matheus Barreto 57kg; Bryan Oliveira 61kg, Elivaldo Costa 65kg e Pedro Silva 74kg. Atletas da categoria cadete – estilo livre feminino: Maria Luiza dos Santos 73kg; estilo greco-romano – João Amorim 45kg e Yan Landim 51kg. As eliminatórias acontecem às 11h e as finais às 18h30. Clique aqui para assistir ao vivo.

JÚNIOR

Categoria 62kg
Meiriele Hora estreou contra a canadense Makitha Brystol nas quartas de finais. A lutadora precisou de pouco mais de 20 segundos para projetar Brystol em um belo movimento e na sequência realizar o encostamento. Na semifinal, a brasileira enfrentou a cubana Yolanda Vargas. A luta vinha equilibrada até a cubana conseguir o touche sobre a lutadora nacional. Meiriele seguiu para disputa da medalha de bronze contra a norte-americana Allya Yates. Yates conseguiu encaixar uma série de cruzetas e ficou com a terceira posição. Com o quinto lugar, Meiriele conquistou a vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior 2021.

Thaissa Ribeiro 68kg
Thaissa estreou nas quartas de finais contra Channeth Campos, do Panamá. A paulista não deu chances para a atleta panamenha e venceu por touche. Na semifinal, Thaissa enfrentou a mexicana Sandra Menchaca. Uma luta marcada pela pouca exposição das atletas. Menchaca liderou o placar, mas viu Thaissa crescer, lutar até o fim e empatar o combate nos segundos finais em 2 a 2. No critério de desempate, a mexicana avançou e a brasileira foi disputar a medalha de bronze contra a dominicana Gloria Felbes. A brasileira liderou o placar, mas sofreu o empate em 2 a 2 e em seguida o encostamento. Thaissa terminou em quinto lugar e com a vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior assegurada.

Ana Júlia dos Santos 76kg
Ana Júlia dos Santos estreou contra a equatoriana Vicky Porozo. A luta foi marcada pela busca da melhor pegada com as duas atletas de pé. Vicky conseguiu passar para as costas da brasileira e abriu 4 pontos no placar. Ana Júlia reagiu e tirou ponto a ponto até o placar ficar em 4 a 3. No último ataque da luta, a brasileira conseguiu o single leg e passou para as costas da oponente, virou o placar para 5 a 4 e arrancou aplausos dos presentes. Na semifinal, Ana Júlia foi superada por touche pela vice-campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude, a argentina Linda Machuca, e seguiu para lutar pelo bronze. Na disputa do terceiro lugar, a brasileira enfrentou a venezuelana Neirili Martinez. O combate vinha acirrado até Martinez conseguir o touche e ficar com o terceiro lugar. Ana Júlia terminou em quinto e garantiu vaga nos Jogos Pan-americanos Júnior da Colômbia.

Categoria 57kg
Lislly Lima perdeu na estreia por superioridade técnica para a chilena Antonia Arriagada por 10 a 0 nas eliminatórias. Como Arriagada não conseguiu avançar para fase final, a brasileira não pôde voltar para repescagem e fora da briga por vagas nos Jogos Pan-americanos Júnior da Colômbia. A paraibana terminou em 13º lugar.

CADETE

Categoria 65kg – Bronze para Juliana Neper
A categoria foi disputada no sistema todas contra todas. Juliana Neper estreou contra a mexicana Melanie Villalba e sofreu um revés por touche. Na luta pela medalha de prata, a paulista não conseguiu superar a norte-americana Madeline Kubicki, foi derrotada por encostamento e ficou com a medalha de bronze.

Categoria 57kg – Mayara Ramos
A divisão de Mayara foi disputada no sistema todas contra todas. Mayara estreou com uma vitória por touche sobre a guatemaleca Alison Obanda. Na segunda luta, Mayara e a equatoriana Leonela Ortiz fizeram um combate acirrado. A brasileira conseguiu se recuperar e passar a frente do placar a poucos segundos do fim. Mas, Leonela fez uma última tentativa, passou para as costas de Mayara e pontuou para fazer 8 a 6, o córner nacional ainda lançou o desafio, mas o pedido não foi aceito e a equatoriana fechou o placar em 9 a 6. No terceiro combate, Mayara foi batida por superioridade técnica pela mexicana, Bertha Chavez.  Na última luta da categoria, Mayara não resistiu ao volume de luta de Alexis Janiak e foi derrotada por superioridade técnica (10 a 0). Mayara terminou em 4º lugar.

Categoria 49kg – Adrianny Caetano
A divisão de Adrianny foi disputada no sistema todas contra todas. A paraibana foi derrotada por superioridade técnica (14 a 4) por Shammika Diaz, de Porto Rico. No segundo combate, novo revés, desta vez por touche para a norte-americana Faith Cole.  No terceiro embate, a panamenha Yorlanys Sanchez fez 10 a 0 sobre a brasileira. Adrianny fechou o torneio em 5º lugar.