Mayara é prata e Brasil fecha participação no Pan-Americano U15 com seis medalhas

O Wrestling brasileiro encerrou a participação no Pan-Americano U15 2023, disputado na Cidade do Panamá, Panamá, com seis medalhas, uma de prata e cinco de bronze. No segundo dia de competição, a equipe nacional conquistou 4 medalhas, prata com Mayara Neper e bronzes com Fernando Bencke, Yuri Landim e Yasmim Neper. Confira abaixo como foi o desempenho da equipe nacional no segundo dia de competições do Pan-Americano U15.

Estilo Greco-Romano

Categoria 52kg – Yuri Landim conquista medalha de bronze
Yuri Landim, representante da equipe permanente do estilo greco-romano do Brasil, estreou com vitória nas quartas de finais por desistência do oponente. Na semifinal, Yuri foi superado por touche pelo colombiano Luis Prada e seguiu para disputa da medalha de bronze contra o peruano Adriano Carbajal. O Brasil ainda teve Maik Ibson Almeida nesta divisão, ele terminou em 5º lugar.

Categoria 75kg – Fernando Bencke sobe ao pódio mais uma vez no torneio

Depois do bronze no estilo livre no primeiro dia, Fernando Bencke voltou ao pódio neste sábado. O brasileiro estreou com vitória por 10 a 2 sobre o equatoriano Lhyan Estupinan. Na semifinal, Bencke foi batido por touche por Kawayran Vazquez Júnior, de Porto Rico, e seguiu para disputar a medalha de bronze. Na disputa pelo terceiro lugar, Bencke venceu por 8 a 0 o peruano Maicki Ayala para conquistar a medalha de bronze.

Categoria 85kg – Raphael Higor Rodrigues Duarte

O brasileiro foi batido na estreia pelo equatoriano Thierry Martillo por touche na estreia da divisão de peso. Como Martillo não avançou para final, Raphael não pôde voltar para repescagem.

Categoria 62kg – Arthur da Cunha Estevão

Arthur parou na estreia contra o peruano Anthony Rubio por 11 a 0. Como Rubio não avançou, Arthur não pôde voltar para repescagem e ficou fora da luta por medalhas.

Estilo Livre Feminino

Categoria 66kg – Mayara Neper conquista melhor resultado do Brasil no torneio
A categoria de Mayara foi disputada no sistema de grupos. A brasileira estreou no Grupo A e venceu seus dois combates: touche sobre a colombiana Mariana Chacon e depois novo touche sobre a hondurenha Leda Montalban. Na semifinal, Mayara fez 7 a 2 sobre a mexicana Maria Rangel e garantiu vaga na final contra a norte-americana Violette Lasure. Mayara foi superada por touche, mas conquistou a única medalha de prata do Brasil no torneio.

Categoria 58kg – Yasmim Neper leva bronze

Irmã gêmea de Mayara, Yasmim Neper fez logo na estreia uma das melhores lutas do torneio contra a norte-americana Amayamarie Hinojosa, vencida pela oponente por 8 a 4. Neper foi repescada direto para medalha de bronze contra Daliana Cartagena, de Porto Rico. A brasileira venceu por touche para garantir a medalha de bronze.

Categoria 42kg – Jennifer Souza Queiroz fica perto do pódio

Jennifer estreou com um revés diante da norte-americana Hailey Delgado por touche. A adversária avançou para final e repescou a brasileira direto para disputa da medalha de bronze contra Xiomara Alava. Jennifer foi superada por encostamento e terminou em 5º lugar.