Max Gabriel Almeida conquista bronze no 1º dia do Pan-Americano U20 de Wrestling 2023

Os principais atletas das Américas de 18 a 20 anos iniciaram nesta quinta-feira (6/7), as disputas do Pan-Americano U20 de Wrestling, em Santiago, Chile. O primeiro dia foi dedicado aos atletas do estilo greco-romano e a equipe nacional subiu ao pódio com Max Gabriel Almeida na categoria 87kg. Nesta sexta (7/7), as atletas do estilo livre feminino entram em ação, às 11h. No sábado, os competidores do estilo livre masculino entram em ação. Confira abaixo o desempenho de cada grequista no primeiro dia do Pan U20 de Wrestling 2023.

Categoria 60kg

Gustavo dos Santos Silva não conseguiu avançar no grupo B da divisão de peso. O lutador nacional foi superado nos dois combates dentro da chave: 8 a 0 para o peruano Edwin Miranda e 10 a 1 para o equatoriano Jeremy Gonzalez. O brasileiro fechou o o torneio em 6º lugar.

Categoria 63kg

João Batista da Silva Neto chegou a liderar o placar na estreia, mas sofreu um revés de 7 a 3 para o colombiano Jaider Solano. Na segunda luta da chave, o lutador nacional chegou a ter a vitória decretada ao abrir 8 a 0, mas um challenge reverteu a situação e o João sofreu a virada, 18 a 8, para o argentino Arnoldo Proboste. O lutador amapaense ficou fora da semifinal. João retorna no sábado para as disputas do estilo livre masculino. João terminou em 5º lugar na divisão de peso.

Categoria 87kgBronze de Max!

A divisão de peso de Max Almeida foi disputada no sistema todos contra todos. Max estreou com um revés diante do venezuelano Brian Marin por 9 a 0, mas se recuperou na luta seguinte com um touche diante do mexicano Carlos Gomes. Na luta seguinte, Max foi batido pelo norte-americano Wyatt Wolker, por 9 a 0, mas voltou a vencer em seu último combate do dia. O brasileiro encostou o chileno Dieter Valenzuela. O lutador teve que aguardar a última rodada para saber em qual posição terminaria. Como o norte-americano venceu todas as lutas e Brian Marin venceu três combates, Max ficou com a medalha de bronze, a primeira do Brasil no torneio.

Categoria 67kg

Angelo Café foi a outro atleta a não superar a fase de grupos. O mato-grossense foi parado pelo colombiano Alonso Garcia (10 a 0) e pelo equatoriano Gregory Corozo 10 a 2. O brasileiro não avançou para fase semifinal. Angelo fechou o torneio em 5º lugar.

Categoria 77kg

Kauan Gomes estreou em um combate acirrado contra o norte-americano Derek Mattheus. O brasileiro teve um par terre contra, mas se defendeu muito bem no chão. No segundo round, Kauan teve um par terre a favor, mas não conseguiu aproveitar. A luta seguiu 3 a 1 para Mattheus e o brasileiro teve que arriscar a 3 segundos do fim, mas sofreu um contra-ataque e acabou superado por 7 a 1. O norte-americano avançou até a final e repescou Kauan para disputar a medalha de bronze contra o mexicano Raul Torres e foi superado por 8 a 0. O lutador fechou em 5º lugar o torneio.

Categoria 97kg

A categoria de Kyle Santana foi disputada no sistema todos contra todos. Na estreia revés diante do venezuelano Juan Blanco, 10 a 1. No segundo combate, Kyle parou no argentino Ricardo Gomez, 14 a 6. Restava o último combate contra o lutador que foi batido por 8 a 0 pelo norte-americano Sawyer Bartelt. Kyle fechou em 4º lugar.

Categoria 130kg

Wesley Barros também teve que lutar contra todos os adversários na chave. Na estreia, o brasileiro foi batido por 9 a 0 pelo norte-americano Aden Attao e na segunda rodada não passou pelo mexicano Jose Valdivia, 8 a 0. Na última rodada, Wesley foi batido pelo equatoriano Juan Molina por 8 a 0 e fechou a paritcipação em 4º lugar.