Marcos é o primeiro brasileiro em ação na Noruega (UWW)

Marcos Siqueira é prata e Thales Reis bronze no último dia do Pan 2021

O wrestling brasileiro encerrou neste domingo (30/5), último dia de combates, a participação no Pan-americano Sênior 2021. Os atletas do estilo livre masculino conquistaram três medalhas Marcos Siqueira foi o destaque do estilo livre masculino com a medalha de prata até 65kg e Thales Reis ficou com a medalha de bronze. A nova geração do estilo livre quebrou um tabu de 13 anos. O estilo livre nacional não subia ao pódio em mais de uma categoria no torneio desde 2008, quando os irmãos Adrian e Antoine Jaoude ficaram em segundo e terceiro lugares, nas categorias 84kg e 120kg, respectivamente, na edição de Colorado Springs.

Confira como foi a participação dos atletas do estilo livre masculino no último dia do Pan-americano 2021:

Bryan Oliveira 57kg
O amazonense estreou contra o norte-americano Vitali Arujau nas quartas de finais e foi batido por superioridade técnica. Como Arujau avançou na para final, Bryan pôde voltar para lutar pela medalha de bronze contra o dominicano Alexander Pena. Bryan tentou apostar nos contra-ataques mas foi atrapalhado pelo tapete escorregadio. Com maior volume de luta Pena venceu por 9 a 1 e Bryan fechou o torneio em quinto lugar. O lutador se prepara agora para lutar o Pan-americano Júnior.

Marcos Siqueira 65kg
Na estreia, o cearense Marcos Siqueira fez 7 a 3 no dominicano David Rodriguez e garantiu vaga na semifinal para enfrentar o guatemalteco Jonatthan Castellanos. Marcos não deu chances ao adversário, dominou a luta do início ao fim e venceu por superioridade técnica (12 a 1). Na final, o brasileiro enfrentou o norte-americano Joseph Mckeena. Marcos não conseguiu defender o roulé  de McKeena, foi batido por 10 a 0 e ficou com a medalha de prata. A primeira do lutador em Pan-americanos.

João Victor Santos 70kg
Único brasileiro em uma categoria não olímpica, João Victor Santos, teve uma pedreira pela frente longo na estreia. O lutador nacional enfrentou Alec Pantaleo, dos Estados Unidos, e foi batido por superioridade técnica (10 a 0). Na disputa pela medalha bronze João foi encostado pelo canadense Vincent de Marinis e fechou em quinto lugar.

Renato Patrício 74kg
Renato estreou contra o colombiano Hossman Rojas e venceu com autoridade por superioridade técnica (10 a 0). Nas quartas de finais, o brasileiro enfrentou Kyle Dake, responsável por destronar o campeão olímpico de Londres 2012 Jordan Burroughs, 10 anos titular da equipe nacional americana. Dyke fez valer o favoritismo, avançou por superioridade técnica (10 a 0) e Renato seguiu para repescagem contra o panamenho Julio Romero. O paulista não segurou o ímpeto de Romero, foi batido por superioridade técnica (10 a 0) e ficou fora da luta por medalhas.

Thales Reis 86kg
Thales enfrentou na estreia o lutador da casa Sergio Lopez nas quartas de finais. O brasileiro dominou a luta do início ao fim e fechou em superioridade técnica 12 a 2. Na sequência, o carioca enfrentou o canadense Clayton Pie, foi batido por 10 a 0 e seguiu para a disputa de terceiro lugar contra o argentino Emanuel Chamorro. Thales atacou desde o início e não demorou a conseguir o touche e a segunda medalha para o Brasil no dia.

Marcos Carrozzino 97kg

Carrozzino estreou no grupo B da categoria conta o dominicano Luis Sosa e não conseguiu fura a defesa do oponente.  Sosa conseguiu a superioridade técnica (10 a 0) e obrigou Carrozzino a vencer para avançar em segundo lugar do grupo. Carrozzino fez 9 a 0 sobre o chileno Matías Sepúlveda e garantiu vaga na semifinal. No caminho do lutador nacional Kyle Snyder, campeão olímpicos dos Jogos Rio 2016, classificado para Tóquio e favorito ao título do torneio. O carioca não se intimidou e tentou atacar, mas Snyder neutralizou-o e venceu por superioridade técnica (10 a 0). Carrozzino seguiu para o bronze e fez uma verdadeira batalha contra Maxwell Garita. Ambos fizeram uma luta franca e se alternaram na liderança do placar, que estava em 8 a 6, quando Garita conseguiu a projeção e em seguida o encostamento. O brasileiro fechou em quinto lugar.