Luta Olímpica disputa Pré-olímpico das Américas a partir desta sexta-feira (4/3)
Competição acontece de 4 a 6 de março em Frisco, Texas, Estados Unidos e classifica os dois primeiros países de cada categoria para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Os principais atletas da Luta Olímpica nacional entram no tapete de lutas a partir desta sexta-feira para a disputa do Pré-olímpico das Américas. O torneio acontece na cidade de Frisco, Texas, Estados Unidos e classifica os dois primeiros colocados de cada categoria para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O Brasil terá 17 atletas no torneio. Aline Silva, quinta colocada no Campeonato Mundial 2015, já assegurou o Brasil e a categoria até 75kg nos Jogos Olímpicos e não participa deste torneio.
“Por não ter os países europeus e asiáticos, o torneio classificatório Pan-americano em teoria é um pouco menos difícil. Porém o atleta não pode ser derrotado para chegar a final. Estados Unidos, Canadá e Cuba são as principais potências das Américas, mas acreditamos que a equipe brasileira pode voltar dos Estados Unidos com mais de uma vaga”, explicou o treinador-chefe da seleção, o cubano Angel Aldama.
O estilo livre feminino é o primeiro a entrar em ação nesta sexta-feira (4/3). Joice Silva, medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto, e Lais Nunes campeã pan-americana são dois dos destaques do time feminino. No sábado (5/3), o estilo livre masculino conta com nomes como: Pedro Rocha até 74kg e os irmãos Adrian e Antoine Jaoude até 86kg e até 125kg, respectivamente. No domingo (6/3), o estilo greco-romano, dos medalhistas pan-americanos Davi Albino até 98kg – prata na edição 2015 – e Eduard Soghomonyan – prata na edição 2016–, encerra a busca por vagas no torneio.
Além do pré-olímpico continental, os atletas brasileiros ainda possuem mais duas chances de buscar a vaga para os Jogos do Rio de Janeiro. A primeira seletiva mundial acontece de 22 a 24 de abril, em Ulaanbaatar, na Mongólia. Nesta classificatória mundial, os três primeiros colocados dos estilos livre masculino e greco-romano se classificam. Já no estilo livre feminino, apenas as duas primeiras colocadas.
A segunda seletiva mundial acontece de 6 a 8 de maio em Istambul, na Turquia. Neste torneio, os dois primeiros de cada estilo se classificam. O Brasil possui ainda três vagas por ser sede dos Jogos. Mas cada vez que um atleta garante a vaga nos torneios pré-olímpicos, uma dessas vagas é preenchida.
Confira a programação do Pré-olímpico das Américas no horário de Brasília.
Estilo livre feminino – sexta-feira (4/3) – eliminatórias às 13h e finais às 20h30
Susana Santos até 48kg
Giullia Penalber até 53kg
Joice Silva (foto) até 58kg
Lais Nunes até 63kg
Gilda Oliveira até 69kg
Estilo livre masculino – sábado (5/3) – eliminatórias às 13h e finais às 20h
Uziel Júnior até 57kg
Lincoln Messias até 65kg
Pedro Rocha até 74kg
Adrian Jaoude até 86kg
Paulo Victor Santos até 97kg
Antoine Jaoude até 125kg
Estilo greco-romano – domingo 6/3 – eliminatórias às 13h e finais às 20h
Diego Romanelli até 59kg
Joílson Júnior até 66kg
Ângelo Moreira até 75kg
Ronisson Brandão até 85kg
Davi Albino (foto) até 98kg
Eduard Soghomonyan até 130kg
Foto:Joice Silva
Foto:Davi Albino
Fúlvio Melo: (21) 98804-6974
Assessoria Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)
Website: http://cbla.com.br
Facebook: CBW
Twitter: CBW_Oficial
Instagram:CBW_Oficial
CAIXA – Patrocinadora oficial da Luta Olímpica brasileira.