Luta Olímpica mundial conhece os primeiros classificados para os Jogos Olímpicos do Rio

vlasov_ouro_greco

O russo Roman Vlasov foi medalha de ouro na categoria até 75kg do estilo greco-romano (Martin Gabor/ United World Wrestling)

O Wrestling mundial conheceu nesta segunda-feira (07/09) os primeiros países classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. No primeiro dia do Campeonato Mundial 2015, em Las Vegas, Estados Unidos, 18 vagas ficaram definidas em três categorias de peso do estilo greco-romano: 66kg, 75kg e até 98kg. Os brasileiros André Felipe Feitosa, até 66kg; Ângelo Moreira, até 75kg e Davi Albino, até 98kg, não avançaram em suas chaves. Nesta terça-feira (08/09), mais dois atletas representam o país: Diego Romanelli, até 59kg e Eduard Soghomonyan, até 130kg.

Ângelo Moreira foi o primeiro brasileiro a entrar no tapete de lutas do Orleans Hotel e Arena na categoria até 75kg. O brasileiro enfrentou começou bem o combate contra Igor Besleaga da Moldávia. Após passar para as costas e aplicar um rolê, o mineiro abriu 4 a 0. No entanto, Besleaga conseguiu surpreender Ângelo, levá-lo ao solo e em seguida realizar o encostamento. Como o moldávio não avançou, Ângelo ficou impedido de regressar para repescagem. Na sequência, André Felipe Feitosa, categoria até 66kg, acabou parando em Ismael Borrero Sanchez, da Espanha. Ismael venceu por superioridade técnica.

O último a entrar no tapete de lutas foi o medalhista de bronze dos Jogos Pan-americanos Davi Albino, categoria até 98kg. Ele enfrentou o norte-americano Caylor Willians, rival contra quem Davi já havia lutado e vencido em outros campeonatos. O combate começou com o americano na frente. Willians abriu 2 a 0 com uma punição imposta pela arbitragem. Ainda no primeiro round, Davi conseguiu sair de uma desvantagem após o par terre, e virou a luta pra 5 a 2. No retorno do intervalo, o estado-unidense foi empurrado pela torcida rival e conseguiu aplicar uma queda em Davi e realizar o encostamento, encerrando a luta para delírio dos torcedores da casa.

Nesta terça-feira, o Brasil volta ao tapete de lutas com mais dois atletas. Diego Romanelli, categoria até 59kg, estreia contra o atleta da Ilhas Marshall, Kemmy Betwel. Já Eduard Soghomonyan, em processo de naturalização para se tornar brasileiro e armeno de nascimento vai enfrentar Edgar Khachatryan, também natural da Armênia. As eliminatórias começam às 10h e as finais 22h30, horário de Brasília.

Confira os pódios e os países classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Categoria até 66kg
1º- Frank Staebler (ALE)
2º- Han Soo-Ryu (KOR)
3º-Artem Surkov(RUS)
3º- Davor Stefanek  (SRB)
5º- Migran Arutyunyan (ARM)
5º-   Tarek Aziz Benaissa (ALG)

Categoria até 75kg
1º- Roman Vlasov (RUS)
2º- Mark Overgaard Madsen (DEN)
3º- Doszhan Kartikov (KAZ)
3º- Andrew Bisek  (USA)
5º- Saeid Morad Abdvali (IRI)
5º- Elvin Mursaliyev (AZE)

Categoria até 98kg
1º-Artur Aleksanian (ARM)}
2º- Ghasem Gholamreza Rezaei (IRI)
3º- Islam Magomedov (RUS)
3º-Dimitriy Timchenko (UKR)
5º- Elis Guri (BUL)
5º- Alin Alexuc Ciurariu (ROU)