Luta Olímpica celebra 1 ano do Centro FILA das Américas recebendo cubanos para treinamento

Delegação cubana -  Atletas cubanos já treinam nas instalações do Centro FILA das Américas

Delegação cubana já treina nas instalações do Centro FILA das Américas

Há exato um ano,  os atletas brasileiros da Luta Olímpica comemoravam a criação de seu primeiro centro de treinamento internacional. Hoje, além de receber as seleções brasileiras sênior e cadete, o Centro FILA das Américas, localizado no ginásio do CEFAN, recebe a delegação cubana, referência na modalidade e um dos principais rivais dos brasileiros nas competições mundiais.

“Estou há 10 anos no Brasil e é sempre bom mantermos esse intercâmbio internacional e termos espaço para receber outras delegações. Vamos realizar top competências, que são combates que não valem como competição, mas são uma ótima forma de treinamento”, afirmou o cubano Alejo Morales, técnico do SESI.

A delegação cubana chegou ao Rio de Janeiro ontem e nesta terça-feira já iniciou os treinamentos. Além de dois treinadores,  Osvaldo Sanchez, e  Lionel Peres, o time cubano é formado por seis homens, três do Estilo Greco-Romano: Ismael Borrero (59kg), Pedro Isa (66kg) e Yasmane Lugo (98kg). No Estilo livre,  outros três atletas: Juriesky Torreblanca (86kg) , Eduardo Mesa (125kg)  e o campeão Panamericano Franklin Marén (66 Kg). Entre as mulheres Idirmis Acea, (53 Kg), Yamilka del Valle (55Kg), Jackeline Stornell (60 Kg ) e Lissete Echavarría (75 Kg).

“O treinamento em conjunto com a seleção cubana de Luta Olímpica reforça o intercâmbio já existente com uma das maiores potências mundiais. Nossos atletas, principalmente os mais novos, aprendem e crescem com a vinda dos atletas cubanos. Normalmente nossa equipe vai a Cuba treinar e nesse formato com eles vindo para cá conseguimos atingir um número maior de atletas brasileiros “, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas, Pedro Gama Filho.