Luta Olímpica brasileira estreia nos Jogos Olímpicos do Rio nesta segunda-feira (15.08)

Luta Olímpica brasileira estreia nos Jogos Olímpicos do Rio nesta segunda-feira (15.08)

Eduard Soghomonyan encara atleta da Geórgia na primeira luta da categoria até 130kg do estilo greco-romano às 10h, na Arena Carioca 2, do Parque Olímpico
Com número recorde participantes em uma edição, cinco atletas, a Luta Olímpica brasileira estreia nesta segunda-feira (15.08) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, às 10h, na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.  Eduard Soghomonyan, categoria até 130kg do estilo greco-romano, faz sua primeira luta contra o georgiano Iakobi Kajaia. Natural da Armênia, Eduard vive no país desde 2012, concluiu o processo de naturalização em 2016 e obteve a vaga ao vencer Antoine Jaoude em seletiva nacional. Esta é a estreia do atleta de 26 anos na principal competição esportiva do planeta.

“Amigos e minha família do Brasil sabem o que passei para chegar até aqui. Me sinto brasileiro desde a primeira vez que pisei aqui e  vou lutar com todas as minhas forças em busca da primeira medalha olímpica para a Luta do Brasil ” afirmou Eduard Soghomonyan.

Outras grandes atrações do dia são o bicampeão olímpico Mijaín Lopez e o turco Riza Kayaalp, atual campeão mundial. Nos últimos oito anos apenas Kayaalp conseguiu vencer Mijaín que tenta ser o primeiro tricampeão da história da Luta Olímpica cubana. Além da categoria até 130kg, a divisão até 85kg também será disputada, sem a presença de atleta brasileiro. As eliminatórias começam às 10h, horário de Brasília e as repescagens e disputas por medalhas às 16h.

Além de Eduard, a equipe brasileira conta com mais quatro atletas, todas do estilo livre feminino. Gilda Oliveira até 69kg e Joice Silva até 58kg lutam no próximo dia 17. Já Lais Nunes e Aline Silva lutam no próximo dia 18. As competições são disputadas na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico, Barra da Tijuca.

Cuba e Rússia conquistam primeiros ouros na Luta Olímpica

No primeiro dia de competições disputado neste domingo (14), o cubano Ismael Borrero ganhou a medalha de ouro na categoria até 59kg. A prata ficou com o japonês Shinobu Ota e os bronzes com o uzbeque Elmurat Tasmuradov e com o norueguês André Stig-Berge. Já na categoria até 75kg, o russo Roman Vlasov conquistou o bicampeonato olímpico ao vencer a reedição da final do mundial 2015 contra o dinamarquês Mark Madsen. Os bronzes foram para o sul-coreano Kim Hyeonwoo e para o iraniano Sayed Abdvali.

Foto: Eduard Soghomonyan 
Crédito: Kaio Almeida