
Luta Olímpica brasileira coloca quatro atletas entre as melhores mundo
Aline Silva, Giullia Penalber, Joice Silva e Lais Nunes figuram entre as melhores do mundo no ranking internacional
A United World Wrestling, entidade máxima da Luta Olímpica no planeta, anunciou nesta quinta-feira, 07.04, o ranking internacional da modalidade com as 20 melhores atletas do mundo em cada categoria de peso. Quatro brasileiras aparecem entre as melhores do mundo. Aline Silva ocupa o 4º lugar na categoria até 75kg; Lais Nunes é a 13ª colocada na divisão até 63kg, Giullia Penalber figura em 17º lugar na categoria até 53kg e Joice Silva a 19º colocada na categoria até 58kg. Mais uma prova do avanço brasileiro no cenário mundial do esporte.
“Essas colocações no ranking são bastante expressivas para um país em evolução como o Brasil. É a prova que o trabalho desenvolvido pela comissão técnica e o esforço das atletas está dando resultado. A equipe está evoluindo como um todo. Hoje temos quatro atletas classificadas no feminino para os Jogos Olímpicos e um atleta no masculino. Ainda temos duas seletivas: em abril na Mongólia e em maio na Turquia. A delegação pode aumentar” afirmou o Presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Pedro Gama Filho.
Entre as quatro atletas presentes no ranking mundial, apenas Giullia Penalber ainda busca a vaga nos Jogos Olímpicos. Já Joice Silva até 58kg, Lais Nunes até 63kg, Gilda Oliveira até 69kg e Aline Silva até 75kg já garantiram o país nos Jogos entre as mulheres. Entre os homens, apenas a categoria até 130kg do estilo greco-romano está confirmada. Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan farão uma seletiva para saber quem representará o país nos Jogos, ainda sem data definida.
As próximas chances dos atletas brasileiros garantirem a classificação para a Luta Olímpica são os pré-olímpicos mundiais. Caso os atletas não consigam a vaga, eles ainda possuem uma última chance através de convites (wild cards) concedidos pela United World Wrestling.
1º Pré-olímpico mundial – 22 a 24 de abril – Ulaambaatar – Mongólia
Garantem vaga os três primeiros dos estilos livre masculino e greco-romano, e as duas primeiras colocadas do estilo livre feminino por categoria de peso.
2º Pré-olímpico mundial – 6 a 8 de maio – Istambul – Turquia
Garantem vaga os dois primeiros dos estilos livre masculino e greco-romano, e as duas primeiras colocadas do estilo livre feminino por categoria de peso.