Luta feminina estreia no Mundial de Luta Olímpica com Giullia Penalber

montagem-mundial-giullia

A equipe brasileira de Luta Olímpica volta ao tapete de lutas do Campeonato Mundial 2014, em Tashkent, Uzbequistão, na madrugada desta quarta-feira 10/09. Giullia Penalber representará o país na categoria até 55kg e terá logo na estreia a atleta local Sevara Eshmuratova. As eliminatórias começam à 1h, horário de Brasília e as finais começam às 10h. Mesmo lutando contra o apoio da torcida anfitriã, a carioca espera evoluir como atleta e quem sabe voltar ao Rio de Janeiro com uma grande recordação na bagagem.

“Estou muito feliz de poder participar pela primeira vez de um campeonato mundial, e de terem acreditado em mim para disputar uma competição desse nível. Será  uma experiência inesquecível e muito importante para meu crescimento pessoal como atleta. Quero fazer boas lutas e mesmo sendo minha estreia em mundiais, vou tentar trazer uma medalha para o Brasil”, ressaltou Giullia.

Em 2014, além do título brasileiro na categoria até 55kg, Giullia foi um dos destaques da equipe nacional no Pan-americano de Luta Olímpica, disputado na Cidade do México. Ela ficou em quinto lugar, também na categoria até 55kg. Com apenas 22 anos,  Giullia é uma das principais promessas da Luta Olímpica brasileira  na atualidade e realizou a reta final de preparação no Japão com as outras atletas brasileiras e com as principais atletas do Japão, entre elas Saori Ioshida e Kaori Icho, atuais campeões olímpicas e mundiais.

Além de Giullia Penalber, a luta feminina terá mais três representantes.  Dia 11, Joice Silva, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e medalha de bronze no torneio Kolov e Petrov, luta na categoria até 58kg. Ainda na quinta-feira, Aline Silva campeã do Golden Grand Prix de Paris e dos Jogos Sul-americanos de Santiago 2014 luta na categoria até 75kg. Lais Nunes, prata na categoria até 63kg nos Jogos Sul-americanos, fecha a participação tupiniquim na luta feminina no dia 12.