Luta feminina e estilo greco-romano abrem Copa Brasil 2014 de Luta Olímpica

aline_silva_de vermelho.CREDITO-RENATO-SETTE

Aline Silva, de vermelho, vai defender o país na categoria até 75kg da Copa Brasil de Luta Olímpica 2014

A Copa Brasil de Luta Olímpica 2014 começa nesta sexta-feira, a partir das 9h, no ginásio do CEFAN, Rio de Janeiro.  No primeiro dia de competição serão disputadas as oito categorias da luta feminina e mais quatro do estilo greco-romano. Argentina, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, Equador, Estados Unidos, Japão, Peru, Rússia e Suécia Brasil estarão em ação nesta edição do torneio que já faz parte do calendário internacional da Luta Olímpica mundial.

Na Luta Feminina, três das principais seleções do mundo encabeçam a briga por medalhas: Japão, Brasil e Canadá. O Brasil vem capitaneado por três atletas entre as melhores do mundo em suas categorias. Aline Silva é terceira do ranking mundial da United World Wrestling na categoria até 75kg, Joice Silva se mantém entre as melhores do mundo desde 2012 na categoria até 58kg e Giullia Penalber que terminou em oitavo no campeonato mundial na categoria até 55kg e dessa vez disputará a competição na categoria olímpica até 53kg. Lais Nunes, vice-campeã pan-americana e Dailane Gomes, bronze no Mundial Militar, representam o país na categoria até 63kg.

Já no estilo greco-romano destaque para Diego Romanelli até 59kg e Ângelo Moreira até 75kg, que terão de passar por japoneses e suecos se quiserem evitar que a medalha de ouro vá para fora do Brasil. Medalhistas mundiais e pan-americanos prometem elevar a competição a um nível nunca antes apresentado.

Confira data,local e uma prévia das categorias que estarão em disputa.

Entrada: franca
Eliminatórias: 9h às 14h
Finais: 17h às 20h
Local: ginásio do CEFAN – Av. Brasil, 10.590 – Penha, Rio de Janeiro.

LUTA FEMININA
Categoria até 48kg
A categoria terá quatro atletas brasileiras. Duas paulistas, a campeã brasileira Fernanda Peres e Kamila Barbosa e mais duas cariocas Caroline Soares e Susana Santos, que representou o país em torneios internacionais esse ano. Do Canadá Jasmine Main e Natasha Kramble prometem brigar por medalhas.

Categoria até 53kg
Bronze no campeonato mundial 2014, a canadense Jillian Gallays aparece como favorita em sua categoria. No entanto, as brasileiras Camila Fama e Giullia Penalber prometem não dar vida fácil para canadense. Além delas a promessa brasileira, Gracyenne Alves, também integra a categoria. A japonesa Arise Tanaka completa a lista de destaques da categoria.

Categoria até 55kg

A categoria não olímpica terá as brasileiras Mayara Graciano e Taciane Santos ao lado da japonesa Anri Kimura lutarão pelo lugar mais alto do pódio.

Categoria até 58Kg

A categoria de Joice Silva, representante do país nos Jogos Olímpicos de Londres, promete ser uma das com maior nível técnico da competição. Além da brasileira, Liseth Antes campeã pan-americana e quinta no campeonato mundial também está no Brasil. Justine Bouchard prata no Pan-americano na categoria até 63kg, reaparece em nova categoria. A japonesa Minako Higuchi, bronze no mundial universitário, também aparece entre as favoritas.

Categoria até 60kg

A  campeã Pan-americana, Michele Fazzari, do Canadá vai encarar as brasileiras Josimara Julio e  Brenda Palheta, além da japonesa Yui Sakano para tentar continuar no lugar mais alto do pódio em sua categoria.

Categoria até 63kg
O confronto entre  duas das principais atletas brasileiras, Lais Nunes e Dailane Gomes, por si só já mereceria um olhar atento para categoria. Mas, além das brasileiras, três canadenses prometem agitar a disputa. A promessa Braxton Stone, campeã pan-americana júnior, Stacie Anaka  e a experiente Breanne Graham.

Categoria até 69kg
A campeã dos Jogos Sul-americanos Gilda Oliveira é uma das favoritas da categoria que tem ainda a também brasileira Rafael Wilka. Bronze no Pan-americano de Luta Olímpica Justina Distasio é uma das principais ameaças para brasileira.

Categoria até 75kg

A vice-campeã mundial Aline Silva chega como nome a ser batido. Entre as adversárias estão duas canadenses Erica Wiebe e Veronica Keefe. Além da campeã mundial júnior 2013, a japonesa Abe Rino. Keila Calaça é a outra brasileira da categoria.

ESTILO GRECO-ROMANO
Categoria até 59kg
Diego Romanelli entra para defender o título obtido em 2013. O mineiro terá a companhia do vice-campeão brasileiro Arley Machado.  O japonês Shinobu Ota, bronze no Grand Prix da Hungria é um dos favoritos ao ouro.

Categoria até 66kg
A nova geração da luta olímpica brasileira marca presença nesta categoria. Kenedy Pedrosa e Thiago Santos, ainda com idade de juniores se juntam ao atleta da equipe sênior Felipe Feitosa. O argentino Santiago Pezzuto e o japonês Shogo Takahashi tentam estragar a festa brasileira.

Categoria até 71kg

A única categoria não olímpica disputada no primeiro dia do torneio tem com atrações o japonês Shohei Yabiku e o sueco Sharur Vardanyan campeão do tradicional torneio Kolov e Petrov na Bulgária. Iuri Estevão e Daniel Ferreira defendem o Brasil na categoria.

Categoria até 75kg
Na última categoria do estilo greco-romano do dia, Ângelo Moreira retorna à sua categoria habitual após disputar o torneio Bill Farrell na categoria até 71kg. Ele terá a companhia do equatoriano Enrique Cuero, campeão sul-americano da categoria 80kg e do sueco Robert Rosengren, campeão do torneio Bill Farrell e bronze na final do Golden Grand Prix 2014.