Lista de filmes ligados ao wrestling para assistir durante a quarentena
O wrestling é o esporte de combate mais antigo da humanidade e ao longo dos séculos foi representado em arte nos mais variados formatos. Pinturas,gravuras, esculturas e mais recentemente o Cinema retrataram o esporte amado em todos os cantos do mundo. Em virtude da pandemia causada pelaCovid-19, atletas e amantes do wrestling estão em quarentena ao redor do mundo. Por isso, a CBW listou obras que envolvem o wrestling seja direta ou indiretamente. Confira a lista abaixo e consulte sua operadora de tv ou serviço de streaming para assistir.
Em busca da vitória (Vision Quest) – Louden Swain (Matthew Modine) é um wrestler que não conta com o apoio da família e do próprio treinador para seguir no esporte. O pai de Louden decide alugar um quarto para a Carla (Linda Fiorentino) que ajuda a mudar a vida de Louden.
Reversão (Reversal) – O lutador Leo Leone (Danny Mousetis) é filho do ex-campeão do estado da Pensilvânia, Edward Leone (Jimy Petulla), respira wrestling desde pequeno. A dificuldade em manter o peso e a rotina de atleta faz com que Leo pense em deixar o esporte. Ao mesmo tempo, Edward vê o wrestling como chance de proporcionar uma mudança de vida para a família.
Uma História de Luta – (Going to the mat) – Jace (Andrew Laurence) é um deficiente visual que muda de cidade e escola. Em busca de aceitação entre os novos companheiros de classe, a música e o wrestling entram em cena como ferramenta de inclusão e combate ao bullying.
The Hammer (The Hammer) – Uma película biográfica sobre o lutador Matt Hamill. Deficiente auditivo, Hamill vivido pelo ator Russel Harvard teve que se superar as dificuldades impostas para um lutador de wrestling e por milhares de deficientes auditivos.
A Lenda do Campeão (Legendary) – Dez anos depois da morte de seu pai, Cal Chetley (Devon Graye) um atleta cadete de apenas 15 anos passa a integrar a equipe de wrestling da escola e busca se aproximar do irmão mais velho e de sua própria irmã. O filme conta com nomes de peso do cinema internacional como Danny Glover e Patricía Clarkson. Além deles, John Cena, atleta da luta encenada, também integra o elenco.
Ganhar ou Ganhar – A vida é um Jogo (Win Win) – Mike Flaherty (Paul Giametti) é um desencorajado advogado que ajuda a treinar um time de wrestling do ensino médio. Mike encontra um talento promissor, mas a mãe amaeça tirar o garoto do esporte.
Foxcatcher – Uma história que chocou o mundo ( Foxcatcher) – Os prêmios e indicações dispensam apresentações deste drama que mostra a relação dos atletas e irmãos Dave e Mark Schultz com o mecenas do wrestling norte-americano John Du Pont e fundador da equipe Foxcatcher. Dave e Mark, ambos atletas do estilo livre, foram os primeiros irmãos a serem campeões olímpicos no wrestling pelos Estados Unidos. Channing Tatum (Mark Schultz), Mark Ruffalo (Dave Schultz) e Steve Carell (John du Pont) estrelam o aclamado filme.
Team Foxcatcher (Team Foxcatcher) – Embora o nome remeta ao filme ficcional, este documentário produzido pelo serivço de streaming Netflix visita o local que hospedou a equipe Foxcatcher, ex-integrantes da equipe e revela ainda mais da personalidade excêntrica do milionário John Du Pont.
Sultão (Sultan) – O ator Salman Khan vive personagem-título do filme, um lutador fictício que alcança a glória ao ser campeão mundial de wrestling ao mesmo tempo em que deixa a vida familiar em segundo plano. O filme é uma das cinco maiores bilheterias do cinema indiano.
Dangal (Dangal) – Mahavir Singh Phogat foi um lutador responsável por passar os ensinamentos para suas duas filhas, Babita e Geeta. A produção indiana foi aclamada pela crítica e venceu prêmios. Além de colocar o wrestling feminino em evidência, o filme demonstra o sucesso do esporte entre as mulheres.
Lutando por um Sonho (American Wrestling – The Wizard) – Ali Jahani (George Kosturos) é um iraniano que foge da guerra em seu país natal e busca o recomeço nos Estados Unidos. Além do preconceito por ser estrangeiro, Ali vê respingar em si uma crise diplomática entre Irã e Estados Unidos. Ao mesmo tempo que busca a inclusão na sociedade americana, Ali tenta recuperar o prestígio de sua equipe de wrestling. Baseado em um história real.
Minha Primeira Luta (First Match) – Monique (Elvire Emanuelle) é uma adolescente que foi criada em lares adotivos desde a infância. Para tentar se aproximar do pai, um ex-presidiário, Monique decide integrar uma equipe de wrestling.
Zion (Zion) – Quando nasceu, Zion apresentou uma má formação e ausência dos membros inferiores. Abandonado pela mãe e depois de percorrer lares adotivos, Zion só conseguiu fazer parte da sociedade ao ingressar no wrestling. O documentário está disponível no serviço Netflix.