leste europeu fatura quatro ouros no primeiro dia do Mundial Júnior 2016

Romênia, Cazaquistão, Quirguistão, e Geórgia conquistaram as primeiras quatro medalhas de ouro no dia inaugural do Campeonato Mundial Júnior de Wrestling 2016  na cidade de Mâcon, França. Cada país ficou com uma medalha de ouro nas primeiras quatro categorias do estilo greco-romano disputadas nesta terça-feira, até 50kg, até 60kg, até 74kg e até 96kg. O Brasil estreia nesta quarta-feira com o campeão pan-americano Joílson Júnior na divisão até 66kg também no estilo greco-romano.

Categoria até 50kg
O russo Vladislov Melkinov e o uzbeque Ilkhom Bakhromov decidiram a primeira medalha de ouro do torneio. A luta final começou com uma tentativa de suplê de Melkinov com um contra-ataque de Bakhromov. Os árbitros assinalaram 2 pontos para cada atleta. Ainda no primeiro round Melkinov conseguiu aplicar o rolê e abrir 11 a 2 no placar, conquistando o ouro por superioridade técnica. Os bronzes ficaram com Sergey Simonyan da Armênia, que fez 2 a 1 sobre Adilet Taalaibekov e com o georgiano Nugzari Tsurtsumia sobre o iraniano Mehdi Nejad por 7 a 2.

Categoria até 60kg

Em um combate acirrado Kaly Sulaimanov do Quirquiguistão fez 2 a 1 no alemão Etienne Kinsinger e conquistou a medalha de ouro. O primeiro bronze ficou com Seydylla Tazaykev do Turcomenistão com uma vitória por encostamento sobre Mikavil Rahmanov do Azerbaijão. O segundo bronze ficou com o norte-americano Taylor La Mont por 5 a 3 sobre Oleksandr Hrushyn, da Ucrânia.

Categoria até 74kg

Tamerlan Shadukayev do Cazaquistão fez  6 a 1 sobre George Mariea da Romênia. Os bronzes ficaram com Akhmed Kaytsukov da Rússia, que  venceu Serkan Akkoyun por 7 a 2  e  com Zotlan Levai, da Hungria, que fez 7 a 1 sobre Abubakr Alimov do Uzbequistão.

Categoria até 96kg

Na categoria que encerrou o dia, Giorgi Melia, da Geórgia, levantou o ginásio ao fazer 4 a 3 sobre o bielorusso Bopembe Sychev. O primeiro bronze ficou com o russo Ruslan Bekuzarov, que fez 2 a 1 sobre Kevin Baumann da Estônia. O segundo bronze ficou com Tracy Hancock dos Estados Unidos que fez 3 a 0 sobre o japonês Yuta Nara.