62kg WW - Lais NUNES DE OLIVEIRA (BRA) df. Aisuluu TYNYBEKOVA (KGZ)

Laís vence medalhista olímpica e Giullia estreia com vitória no Yasar Dogu 2022

O estilo livre feminino brasileiro estreou com vitórias na temporada 2022. Giullia Penalber 57kg e Laís Nunes 62kg do estilo livre feminino disputaram o Yasar Dogu 2022 nesta sexta-feira, em Istambul, na Turquia, e já no primeiro torneio do ano mostraram que estão entre as melhores de suas divisões de peso.

Laís obteve uma virada espetacular na primeira luta e na seguinte derrotou Aisuluu Tynybekova, prata em Tóquio 2020 e atual bicampeã mundial. Giullia também estreou com  vitória na categoria 57kg e Joilson Júnior encerrou a participação brasileira no estilo greco-romano 77kg. Neste sábado, Kamila Barbosa, categoria 50kg, finaliza a participação nacional no torneio.

Confira como foi a participação brasileira nesta sexta:

Categoria 57kg

Giullia Penalber estreou contra a indiana Mansi Mansi nas oitavas de finais da categoria. A brasileira fez 12 a 4 depois de encaixar uma sequência de cruzetas perto do fim do segundo round. Na luta seguinte, a brasileira encarou a polonesa Anhelina Lisak. As duas fizeram uma luta franca e Giullia eatsva na frente do placar, quando Lisak aproveitou um reinício de luta para conseguir a queda, o touche e vencer o combate. Como Lisak perdeu na luta seguinte, Giullia ficou impedida de voltar na repescagem.

Categoria 62kg

Laís Nunes mostrou força de recuperação incrível logo na estreia. Depois de sair em desvantagem de 8 a 0 no placar contra a russa Anastasia Parokhina, a brasileira tirou ponto a ponto até fazer 11 a 8 e vencer. Mas o melhor ainda estava por vir. A próxima adversária era a favorita e atual bicampeã mundial, Aisuluu Tynybekova, do Quirguistão, medalhista de prata nos Jogos de Tóquio 2020.

Laís fez uma luta impecável. Com a defesa sólida e o ataque nos momentos certos. A brasileira anulou todas as tentativas da oponente, venceu sem sofrer pontos  por 8 a 0 e garantiu vaga nas quartas. Com duas grandes batalhas disputadas, Laís enfrentou a tunisiana Marwa Anri e não conseguiu avançar ao ser batida por superioridade técnica (0 a 10). Como Marwa não avançou para final, Laís ficou fora da repescagem e da disputa pelo bronze.

Categoria 77kg estilo greco-romano

Joilson não conseguiu avançar na luta de estreia. O brasileiro foi batido por 9 a 0 pelo lutador turco que não teve o nome divulgado pela organização do torneio. Como o turco não avançou para final, Joilson ficou fora da repescagem.