Laís vence duas no Mundial e segue com chance de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris
O wrestling brasileiro voltou ao tapete de lutas da Stark Arena, em Belgrado, Sérvia, para o 5º dia de disputas do Campeonato Mundial de Wrestling 2023, primeira seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Laís Nunes categoria 62kg e Grabriela Rocha 68kg representaram a equipe nacional e encerraram a participação do estilo livre feminino. Nesta quinta-feira (21/09), os lutadores nacionais do estilo greco-romano estreiam no torneio Joilson Júnior, categoria 77kg, e o atleta olímpico, Eduard Soghomonyan, da divisão 130kg. Confira abaixo o desempenho das atletas nacionais.
Laís Nunes vence duas e vai voltar ao tapete de lutas nesta quinta-feira, às 5h30, para repescagem
Cabeça de chave número 5 da categoria 62kg, Laís estreou contra a espanhola Lidia Perez Tourino. A brasileira partiu para cima e marcou 1 a 0 ao retirar a lutadora da área permitida. Em seguida, Laís fez uma projeção de quatro pontos, com uma transição de single leg para double leg: 5 a 0. Quando a luta reiniciou, Laís fez mais dois pontos para abrir 7 a 0, (novamente depois de um single leg) e em seguida passar para as costas da oponente, 9 a 0. Laís retirou mais uma vez Lidia da área delimitada para fechar o placar em 10 a 0 e seguir para as oitavas de finais.
Na luta seguinte, Laís enfrentou Anastasija Grigorjeva, da Letônia. A brasileira voltou a caminhar para frente e buscar a vitória ainda no primeiro round. Primeiro Laís retirou a oponente da área permitida duas vezes e fez 2 a 0. Na sequência, Grigorjeva tentou projetar a brasileira, mas sofreu um contragolpe. Laís passou para as costas da oponente e fez 4 a 0. O técnico letão lançou o desafio, mas a arbitragem manteve a decisão e Laís recebeu mais um ponto: 5 a 0. Em seguida, a brasileira conseguiu uma queda para abrir 7 a 0. A brasileira repetiu o single leg e fez 9 a 0, para na sequência, retirar Grigorjeva da área delimitada e vencer por superioridade técnica (10 a 0) ainda no primeiro round.
Nas quartas de final, Laís enfrentou a japonesa Sakura Motoki. O placar de 10 a 0 não reflete o quão acirrado foi o combate. Motoki resolveu utilizar o ankle pick, pegada atrás do tornozelo, para passar pela defesa da brasileira e conseguir fazer 8 a 0. No segundo round, Motoki voltou a utilizar a técnica de pegada no tornozelo e fechou o placar em 10 a 0. Como a japonesa avançou para final, Laís regressa nesta quinta-feira para disputar a repescagem às 5h30, horário de Brasília.
O que Laís precisa fazer para conquistar a vaga olímpica?
A lutadora enfrenta na repescagem a vencedora do confronto entre a búlgara Byliana Dudova e a uzbeque Ariukhan Jumabaeva. Caso vença, Laís enfrenta a norueguesa Grace Bullen na disputa pela medalha bronze. Se vencer a disputa do terceiro lugar estará classificada para os Jogos de Paris. Se perder, a lutadora fará um combate contra quinta colocada para definir quem garante vaga nos Jogos Olímpicos.
Grabriela não avança e fica fora da repescagem
Na categoria 68kg, Grabriela Pedro estreou contra a revelação mexicana, Alejandra Arriaga, e foi superada por 4 a 1. Como Arriaga parou na luta seguinte, a brasileira foi impedida de retornar para repescagem e encerrou sua participação no Mundial.