Lais Nunes volta aos tapetes do Mundial 2018 nesta quinta em busca do bronze
O wrestling brasileiro estreou nesta quarta-feira, 24/10, no Campeonato Mundial Sênior de Wrestling, em Budapeste, Hungria. Lais Nunes até 62kg e Giullia Penalber até 57kg venceram em suas lutas de estreia, mas não conseguiram avançar até final em suas respectivas categorias. Lais Nunes volta ao tapete de lutas nesta quinta-feira para a disputa da repescagem às 5h30, horário de Brasília, em busca da medalha de bronze. Além de Lais, os grequistas Sargis Khachatryan até 55kg e Joilson Júnior até 72kg estreiam em suas respectivas categorias, também a partir das 5h30. Confira abaixo como foram as primeiras lutas brasileiras no torneio.
Lais Nunes – sonho da medalha vivo
Lais, atual número três do mundo, iniciou o Mundial com status de cabeça de chave e já nas oitavas de finais. Na primeira luta contra a canadense Jessica Brouilette, Lais dominou o combate e virou o primeiro round com 3 a 0 sobre a adversária. Lais voltou ainda melhor para o segundo round. A goiana radicada em São José dos Campos se defendeu bem e conseguiu ao passar para as costas de Brouilette e fazer 5 a 0 nos primeiros segundos do período final. Com a vantagem no placar, Lais administrou a luta e conseguiu passar para as costas da rival mais duas vezes para fechar o placar em 10 a 0.
Nas quartas,Lais enfrentou a búlgara Taybe Yusein e saiu em desvantagem no placar em virtude de um controverso short clock assinalado logo após uma tentativa de ataque de Lais. A cinco segundo do fim, Yusein tentou a atacar as pernas da brasileira, mas Lais contra-atacou e marcaria dois pontos. No entanto, o árbitro concedeu um ponto para a turca em virtude da saída com um dos pés de Lais fora da área delimitada. O córner brasileiro pediu o desafio, mas o juiz manteve a marcação e concedeu um ponto a mais para a rival que fechou em 3 a 0. No segundo round, a búlgara amarrou o combate e não foi punida. Lais ainda tentou buscar o placar mas acabou sofrendo dois contragolpes e viu a turca vencer por 7 a 1.
Como a rival avançou até a final, Lais Nunes foi repescada. A brasileira retorna ao tapete de lutas nesta quinta-feira contra a vencedora do confronto entre Elmira Gambarova do Azerbaijão e a chinesa Lingling Bao. Se avançar, Lais enfrenta a norte-americana Mallory Velte na luta pela medalha de bronze da categoria.
Giullia Penalber – Boa estreia e queda nas oitavas
Giullia Penalber começou a campanha em Budapeste com vitória sobre a cazaque Emma Tissina. A brasileira fez 1 a 0 sobre a cazaque depois de um short clock. Na sequência, o momento de maior perigo de Giullia na luta. Tissina encaixou um double leg, passou a frente por 2 a 1 e por pouco não encostou a brasileira que conseguiu se defender. Giullia se manteve concentrada e faltando um minuto para o fim da luta, conseguiu entrar com um single leg e virou o placar para 3 a 2. Para ratificar a vitória Giullia conseguiu outra queda de dois pontos e venceu por 5 a 2.
Nas oitavas, Giullia enfrentou Grace Bullen, natural da Eritreia e representando a Noruega. Com menor envergadura que a rival, a brasileira sofreu para defender os ataques de double leg da norueguesa e viu Bullen abrir vantagem. Giullia conseguiu contra-atacar, passar para as costas da rival e diminuir a desvantagem no primeiro round para 7 a 4. No segundo round, Bullen voltou menos exposta e esperando a brasileira atacar para poder efetuar contra-ataques. Giullia buscou a luta a todo momento, diminuiu a desvantagem, mas a longilínea Bullen impediu a virada e fechou o placar em 11 a 7.
Como Bullen perdeu a semifinal, Giullia ficou impedida de seguir para a repescagem desta quinta-feira.