Lais Nunes e Guilherme Porto são destaques do wrestling no Prêmio Brasil Olímpico 2019
O wrestling vai subir ao palco três vezes na 21ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, nesta terça-feira (10/12), às 20h, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro. Lais Nunes, eleita melhor atleta da modalidade pelo segundo ano consecutivo, recebe o prêmio pela terceira vez na carreira. O primeiro foi em 2009, ano em que a lutadora venceu o Pan-americano Cadete (até 17 anos).Lais frequentou os pódios das principais competições internacionais do ano, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Lima e alcançou o segundo lugar no ranking mundial da categoria até 62kg do wrestling feminino.
“Estou muito feliz e grata a Deus, principalmente por que é um trabalho não só meu, mas de toda minha equipe, principalmente do treinador da seleção Nisdany Perez. É sempre bom ter bons resultados e ser reconhecida por eles, mostra o quão perto estamos cada vez mais do grande objetivo que é a medalha nos Jogos Olímpicos”, afirmou Lais Nunes, atleta olímpica presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Aline Silva e Giullia Penalber também vão recebem a homenagem pelo desempenho nos Jogos Pan-americanos. Aline retornou depois de um longo período afastada dos tapetes e conquistou a terceira medalha em Lima, a segunda de prata, mesmo resultado em Guadalajara 2011. Na edição de Toronto, Aline subiu ao pódio em terceiro lugar. Já Giullia amealhou o bronze nos Jogos Pan-americanos pela primeira vez. A lutadora dominou a categoria até 57kg no cenário nacional e teve o melhor desempenho do Brasil no Campeonato Mundial 2019, quando esteve a uma vitória da vaga olímpica no torneio disputado.
Guilherme Porto encerra as premiações do wrestling na noite. O mato-grossense venceu a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude no estilo greco-romano e no estilo livre depois de três anos em busca da medalha de ouro. O lutador foi eleito o melhor atleta masculino de 15 a 17 anos da edição 2019 realizada em Blumenau, Santa Catarina. A promessa se despede dos Jogos Escolares e afirma ainda não acreditar que estará entre os melhores de 2019 com os principais atletas de várias modalidades.
”Sonhava ganhar esse prêmio e não estou acreditando que vou receber o Oscar do esporte brasileiro. Sinto que meus sonhos estão se realizando um a um, no tempo certo. Era a última chance de vencer os Jogos Escolares, então sabia que tinha que lutar com tudo e Graça a Deus deu certo. Desde os 6 anos dizia aos meus pais que ira para as Olimpíadas. Para Tóquio está cedo, mas quem sabe para Paris? Vou ver muitas lendas do esporte de perto, mas só ver. Tenho até vergonha de pedir para te foto. A ficha ainda não caiu”, contou Porto, lutador que a partir de 2020 lutará entre os juniores.
A premiação será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura Sportv 2, às 20h.