Laís Nunes e Giullia Penalber disputam primeiro Ranking Series do ano na Croácia

Laís Nunes e Giullia Penalber disputam dias 3 e 4 de fevereiro o Zagreb Open,  primeiro dos quatro torneios Ranking Series de 2023. A competição, que acontece, na capital croata, Zagreb, vai conceder pontos importantes no ranking do wrestling mundial e ainda terá premiação em dinheiro para os medalhistas. A competição marca o início oficial da busca pela classificação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os Ranking Series formam o circuito de quatro competições que concedem mais pontos para o ranking mundial de cada categoria de peso. Este ranking definirá os cabeças de chave de todas as categorias olímpicas para o Campeonato Mundial 2023, em setembro, na Sérvia. O Mundial  será  seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e vai classificar o país dos seis primeiros colocados de cada uma das 18 categorias de peso olímpica.

“Iniciei o ano no pódio no Torneio Internacional da Romênia, onde fiz cinco lutas e venci quatro. Pude testar coisas novas e foi bom começar com a medalha de bronze. Tenho certeza que será um ano bem proveitoso. Também fiquei feliz de ser eleita a melhor atleta do Wrestling do Prêmio Brasil Olímpico, não estarei presente no prêmio em virtude da competição, mas agradeço a todos que votaram e vou fazer o melhor para representar o Brasil na Croácia”, explicou Laís, categoria 62kg e atleta olímpica nos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020.

Outro atrativo dos torneios Ranking Series 2023 é a premiação em dinheiro em francos suíços. O primeiro colocado leva 1.500; o segundo 750 e os terceiros colocados 500 cada. Na moeda brasileira, em valores aproximados, o prêmio representa 8 mil reais para o vencedor,  4 mil para o segundo colocado e 2.700 para os terceiros lugares.

O valor e a pontuação no ranking mundial atraíram os principais atletas do mundo e fez o torneio virar uma espécie de mini Jogos Olímpicos. Na categoria 57kg de Giullia Penalber, nomes como a campeão olímpica, Helen Maroulis e a atual campeã dos Jogos Sul-Americanos, Luisa Valverde, além da japonesa Sae Nanjo.

“Acredito ser mais um passo importante na profissionalização do wrestling. Essas mudanças incentivam mais atletas a participarem mais desses grandes eventos, fazendo com que o wrestling mundial evolua e tenha ainda mais visibilidade”, explicou Giullia Penalber, 5ª colocada no ranking mundial da divisão de peso 57kg, uma das mais disputadas do torneio croata.

As lutadoras serão comandadas pelo treinador da CBW, Nisdany Perez, e permanecem nem treinamento e preparação antes de seguirem para o Egito, sede do segundo ranking series 2023, ainda em fevereiro. A participação das atletas no torneio conta com o apoio do Programa de Preparação Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil.

Confira a programação nacional do Ranking Series Zagreb no horário do Brasília e clique aqui para assistir ao vivo.

Sexta-feira: 3/2/2023
Laís Nunes – estilo livre feminino 62kg
Eliminatórias: 6h e finais às 14h

Sábado: 4/2/2023
Giullia Penalber – estilo livre feminino 57kg
Eliminatórias: 6h e finais às 14h

Locais e datas dos torneios Ranking Series em 2023

1º – Zagreb – Croácia (1 a 6 de fevereiro)
2º – Alexandria – Egito (25 a 28 de fevereiro)
3º – Bishkek – Quirguistão (1 a 4 de junho)
4º – Budapeste – Hungria (13 a 16 de julho)