Laís Nunes é escolhida pelo COB e participará do Projeto Vivência Olímpica durante a Olimpíada de Londres

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu os últimos seis dos 16 atletas que participarão do Projeto Vivência Olímpica. Entre os convocados está a tri-campeã Pan-americana de Luta Olímpica Laís Nunes, que irá para Londres mesmo sem estar classificada para as disputas.

O objetivo do COB é antecipar a experiência olímpica destes jovens atletas, quebrando o gelo para 2016. “Queremos que eles vivenciem uma estreia olímpica quatro anos antes dos Jogos do Rio, ainda sem pressão por resultados. Assim, eles terão mais vontade de ir aos Jogos, com mais conhecimento do que significa uma participação no maior evento esportivo do mundo”, explicou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

“Fiquei muito emocionada com o convite do COB para fazer parte desse grupo e ter a oportunidade de ganhar essa experiência. É algo que me acrescentará muito como atleta”, comentou Laís Nunes, que está em Madrid para a disputa do GP da Espanha de luta. “Para o meu esporte será muito importante, até para aumentar a divulgação no Brasil. Tenho grandes expectativas em relação ao meu primeiro contato com os Jogos Olímpicos. Vou acompanhar a lutadora brasileira Joice Silva e absorver tudo o que for possível”, disse a atleta. Depois do GP de Madrid, Laís cumpre um período de treinamento ainda na Espanha antes de seguir para a França para mais 20 dias de treino com as equipes francesa e americana.

Para selecionar os atletas, o COB, em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, identificou jovens com histórico de resultados nas categorias de base, em alguns casos já na categoria adulta, e com potencial de evolução até os Jogos Olímpicos Rio 2016. O projeto é voltado apenas para atletas de modalidades individuais ou em dupla. O desempenho dos atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, campeonatos e ranking mundiais foram os principais critérios de escolha.

Em Londres, a rotina de Laís incluirá treinamento, quando possível, ou acompanhamento dos treinos, assistir à competição da Luta Olímpica, conhecer a Vila Olímpica, visitar a Casa Brasil, entrar em contato com a imprensa. Enfim, tudo o que possa ser antecipado em termos de vivência em uma edição de Jogos Olímpicos. A atleta ficará alojada no Centro Esportivo Crystal Palace, base exclusiva de treinamento do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O Projeto Vivência Olímpica é uma ação do Programa Geração Rio16, que está sendo desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro tendo como meta os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Conheça o perfil completo da atleta:

– Lais Nunes Oliveira

Data de nascimento: 03/11/1992

Local de Nascimento: Barro Alto (GO)

Principais resultados:

– Tricampeã Pan-americana Júnior

– Medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Sênior 2012, em Colorado Springs (EUA)

– Vice-campeã brasileira Sênior, em 2012

Praticante da modalidade desde 2006, atualmente treina em Osasco (SP) e compete na categoria até 59kg. Antes de chegar a São Paulo, a atleta goiana também morou em Brasília e no Rio. Em 2009, ganhou o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta do ano na modalidade. Ser a única brasileira tricampeã pan-americana e a melhor atleta das Américas em 2009 são os maiores destaques de sua carreira até agora. Para 2012, seu grande objetivo é a medalha no Mundial Júnior, em setembro, na Tailândia. Cursa Administração de Empresas.