Lais Nunes disputa primeiro torneio internacional do ano nesta quinta-feira
A lutadora Lais Nunes disputa nesta quinta-feira (24/02), o Dave Schultz Memorial, primeiro torneio internacional do calendário de competições da brasileira em 2019, que acontece de 23 a 25 de janeiro, em Colorado Springs, Colorado, Estados Unidos. A goiana radicada em São José dos Campos venceu o Trials disputado no domingo (20/1) e partiu rumo aos Estados Unidos na noite de terça-feira. Atual número 5 do mundo na categoria até 62kg, a atleta explica o porquê de começar o 2019 neste torneio.
“Tinha decidido que participaria desta competição desde o ano passado, acreditava que ela faria parte do ranking series, mas acabou que o torneio escolhido pela Federação internacional foi o da Rússia. Mesmo assim, o Dave Schultz será muito importante para o início de preparação para o Pan-americano. Espero fazer boas lutas e representar bem o Brasil no torneio”, afirmou Lais, 26 anos.
Ao contrário da maioria dos torneios internacionais que a partir desse ano ocorrem em dois dias, o Dave Schultz Memorial manteve o formato de apenas um dia. A pesagem e o exame médico acontecem às 13h e as lutas eliminatórias às 14h30. Já as finais acontecem a 0h, horário de Brasília. Em virtude da recente disputa no Trials, Lais optou por lutar em uma categoria diferente da habitual, pensando no calendário recheado de competições importantes que ainda estão por vir no ano pré-olímpico.
“Para Dave Schultz decidi lutar este torneio na categoria até 65kg acima da minha divisão de costume de 62kg. Como a partir desse ano não há mais tolerância de peso em torneios internacionais seria um desgaste sair do Brasil na terça-feira, lutar na quinta-feira e ainda perder peso. Ainda temos muitos torneios no ano e decidi lutar em um peso sem ter que sofrer para bater o peso”, frisou Lais.
Dave Schultz Memorial
O torneio Dave Schultz Memorial homenageia o atleta campeão olímpico David Schultz. Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, Dave se tornou treinador da equipe Foxcatcher, onde entre outros, comandava seu irmão Mark Schultz, também medalhista de ouro, nos Jogos Los Angeles. Dave teve a vida interrompida aos 36 anos pelo dono da equipe Foxcatcher, John Dupont, acontecimentos que foram retratados no filme “Foxcatcher” de 2014, onde Dave foi interpretado por Mark Ruffalo, que concorreu ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2015. Desde seu falecimento a Usa Wrestling, passou a realizar o Dave Schultz Memorial, no Colorado, anualmente.