Laís Nunes conquista medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Laís Nunes de Oliveira conquistou a medalha de ouro na categoria 62kg dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, nesta sexta-feira (03/11), no Centro de Treinamento Olímpico, no Chile. A brasileira venceu por touche a cubana Maria Fernanda Garcia. É a segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan e a terceira da modalidade na história dos Jogos. Depois da medalha de bronze na edição de Lima 2019, o ouro de Santiago 2023 é ainda mais especial. Lais Nunes completa 31 anos neste dia 3 de novembro.

Laís alia técnica e frieza para levar o ouro

Medalhista de bronze na edição de 2019, Laís estreou contra a venezuelana Nathaly Herrera, reeditando a decisão do terceiro lugar dos Jogos de Lima 2019, vencida por Laís. A brasileira pontou e esteve à frente do placar durante toda a luta, não se expôs e venceu por 5 a 1. Na semifinal, um reencontro contra a norte-americana Kayla Miracle, campeã dos últimos Jogos Pan e responsável por derrotar Laís em Lima. Dessa vez, Laís não deu chances para Miracle. Logo nos primeiros segundos de combate, a lutadora nacional alcançou as pernas da oponente e abriu 4 a 0.

Com a vantagem no placar, Laís se defendeu bem e passou a lutar no contra-ataque. Miracle chegou a pontuar, mas nada que ameaçasse a vantagem da brasileira, que fez 6 a 2 para garantir vaga na final contra a cubana Maria Fernanda Garcia, revelação cubana, de apenas 21 anos.

Na final, Laís resolveu tudo no primeiro round. A lutadora conseguiu o touche sobre cubana e celebrou o título com a tradicional volta no tapete.