Laís Nunes ficou em terceiro lugar no Matteo Pellicone, em Roma. Arquivo: Washington Alves/COB

Lais Nunes conquista bronze inédito nos Jogos Mundiais Militares

O wrestling brasileiro subiu ao pódio pela primeira vez na história dos Jogos Mundiais Militares na madrugada desta quarta-feira, em Wuhan, China. Lais Nunes conquistou a medalha de bronze na categoria até 62kg do wrestling feminino e se tornou a primeira atleta de wrestling brasileira a alcançar o pódio em uma edição de Jogos Militares. Além de Lais mais quatro lutadores representaram a equipe nacional e a Marinha do Brasil. Dailane Reis após longo período afastada de competições internacionais por lesão terminou em quinto lugar na categoria até 68kg. Joilson Júnior derrotou seu algoz nos Jogos Pan-americanos e também terminou na quinta colocação do torneio até 67 no estilo greco-romano. Aline Silva até 76kg e Diego Romanelli até 60kg também lutaram pelo Brasil. Confira abaixo o desempenho da equipe nacional.

Lais Nunes sobe ao pódio até 62kg
A goiana radicada em São José dos Campos, Lais Nunes, estreou contra a italiana Elena Esposito com uma vitória por superioridade técnica (10 a 0) na fase de quartas de finais. Na semifinal, a lutadora sofreu um revés diante da norte-coreana Gyong Mun por 8 a 0 e seguiu para disputa da medalha do bronze. A adversária foi a revelação ucraniana Olena Kremzer, bronze no Mundial sub-23 2019. Lais controlou o placar e venceu por 7 a 0 para conquistar o inédito terceiro lugar para o Brasil.

Dailane retorna com vitória e fica perto da medalha até 68kg
Maior medalhista em mundiais militares, Dailane Reis voltou a disputar uma competição internacional depois de ficar afastada dos tapetes por uma luxação no cotovelo que a tirou da primeira seletiva olímpica para Tóquio-2020. Na China, a lutadora estreou com uma vitória por superioridade técnica (12 a 0) sobre Aina Temirtassova. Nas quartas de finais, Dailane enfrentou a atleta olímpica Agnieszka Wieszczek e acabou superada por 12 a 1. Como a polonesa avançou até a final, a brasileira voltou para a disputa do terceiro lugar contra a mongol Davaanasan Enkhamar. Em uma luta disputada, a oponente fez 9 a 5 e Dailane terminou com a quinta colocação.

Joilson Júnior bate Coleman e fecha torneio em quinto até 67kg
Outro estreante em Jogos Mundiais Militares, Joilson Júnior estreou com vitória sobre o tanzaniano Aron Kaira por superioridade técnica (8 a 0). Nas oitavas, o fluminense enfrentou o norte-americano Elis Coleman, rival direto do brasileiro na luta por vaga olímpica e algoz do brasileiro nos Jogos Pan-americanos de Lima. Em mais uma luta equilibrada, Joilson venceu por 4 a 3. Nas quartas, Joilson encarou o egípcio Mohamed Ibrahim e acabou superado por superioridade técnica (8 a 0). Como o egípcio avançou para final, o lutador nacional voltou para repescagem para enfrentar o húngaro Martin Toth e venceu por 5 a 3. Na disputa pela medalha de bronze, Joilson foi superado pelo medalhista mundial Mate Nemes, da Sérvia, que ficou com bronze ao fazer 9 a 0 sobre o brasileiro.

Aline Silva até 76kg
Campeã mundial militar em 2014, Aline fez uma luta dura contra a ucraniana Anna Belinska, campeã mundial militar em 2017 na categoria até 68kg. Aline começou bem e virou o primeiro round com 2 a 0 no placar. No segundo período, Belinska reagiu e conseguiu empatar o combate em 2 a 2. A ucraniana foi declarada vencedora no critério de desempate de golpe de maior valor aplicado e avançou na chave. Como Belinska foi derrotada na semifinal, Aline não ficou impedida de regressar na repescagem. Aline fechou o torneio na oitava posição.

Diego Romanelli até 60kg
Um dos remanescentes da delegação brasileira da última edição dos Jogos Mundiais Militares, Diego Romanelli enfrentou na estreia o chinês Walihan Sailike e foi superado por 9 a 0. Como Sailike não avançou, Diego foi impedido de retornar para repescagem. Diego fechou o torneio na 16ª colocação.

O wrestling brasileiro volta ao tapete de lutar nesta quinta-feira com Angelo Moreira até 77kg e Davi Albino até 97kg, ambos no estilo greco-romano para o último dia de competições do wrestling nos Jogos Mundiais Militares 2019.