Lais,Gilda e Joice garantem mais três vagas para o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio
A equipe brasileira do estilo livre feminino conquistou mais três vagas para a Luta Olímpica brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio. No primeiro dia do pré-olímpico das Américas, em Frisco, Texas, Estados Unidos,Joice Silva até 58kg Lais Nunes até 63kg e Gilda Oliveira até 69kg garantiram suas respectivas categorias na competição mais importante do planeta.
Com as conquistas, o Brasil bate o recorde de atletas classificados para uma edição de Jogos Olímpicos, quatro até o momento. Aline Silva já garantira a categoria até 75kg, no Campeonato Mundial de 2015. Até então, o Brasil havia enviado no máximo dois atletas Floriano Spiess e Roberto Leitão em Seul,1988. Neste sábado, o número de atletas pode aumentar com as disputas do estilo livre masculino. As lutas começam às 13h e as finais às 20h da noite.
Categoria até 58kg – Joice Silva e uma virada implacável
A campeã dos Jogos Pan-americanos, Joice Silva, começou a garantir sua vaga contra a peruana Yanet Sorvero Nino. As duas haviam se enfrentado na última semana no Pan-americano da modalidade e Yanet vencera. Em mais um combate disputado, Joice conseguiu sair vitoriosa por 8 a 6. Na semifinal, uma velha conhecida, a equatoriana Lisset Antes. Nas últimas duas vezes, Lisset vencera a brasileira. Mais uma vez a luta começou a favor da equatoriana. Lisset conseguiu forçar a passividade de Joice, ganhou um ponto após o término do short clock e ainda retirou a carioca duas vezes da área delimitada. O primeiro round terminou 3 a 0 para a equatoriana, mas Joice conseguiu o encostamento, ou seja, dominou a atleta de costas para o solo em um contra-ataque perfeito.
Categoria até 63kg – Lais Nunes se impõe do início ao fim
Campeã pan-americana, Lais Nunes fez sua estreia no Pré-olímpico das Américas contra Leide Mendez da Colômbia. A brasileira começou atrás, mas logo virou o placar e com duas entradas nas pernas da rival conseguiu vencer por 7 a 3. Na semifinal, a goiana enfrentou Nathaly Herrera, da Venezuela. Lais mais uma vez impôs seu estilo de luta, dominou o placar do início ao fim da luta, abriu vantagem com bons contra-ataques e garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos ao fazer 10 a 2.
Categoria até 69kg – Gilda Oliveira sorte e competência
O sorteio apontou Gilda Oliveira diretamente na semifinal e a uma vaga dos Jogos Olímpicos. No entanto, a brasileira precisava passar pela mexicana Diana Gonzales para classificar o país. A luta não foi fácil. As atletas apostaram na defesa e não queriam ceder pontos. Gilda conseguiu passar para costas da adversária fazendo 2 a 0 e acabou recebendo duas punições de passividade que concederam dois pontos para Gonzales. No final, 2 a 2 e vitória no critério de desempate para Gilda, por ter realizado a ação de maior valor aplicado.
Categorias até 48kg e até 53kg
Susana Santos, até 48kg, venceu na estreia Sheykaliz Martinez por 2 a 0. Na luta que poderia garantir mais uma vaga para o Brasil contra a argentina Patrica Bermudez, a brasileira não conseguiu superar a defesa de Bermudez. que venceu por 3 a 0 e garantiu a presença da Argentina nos Jogos do Rio. Já Giullia Penalber enfrentou logo na estreia a cubana Lianna Herrera. Em luta dura, Herrera levou a melhor por 7 a 2 a brasileira.