Kinchegashvili brilha e leva ouro para Geórgia, Burroughs cai e fica fora do pódio
O primeiro dia do estilo livre masculino nos Jogos Olímpico do Rio de Janeiro disputado nesta sexta-feira (19.08) teve dois momentos distintos nas duas categorias disputadas seguiu a tônica de derrubar favoritos no torneio. No primeiro, Vladimer Kinchegashvili da Geórgia confirmou o favoritismo e ganhou o ouro ao vencer o japonês Hei Higuchi. confirmou Jordan Burroughs, campeão olímpico na categoria até 74kg em Londres 2012, sequer chegou ao pódio na edição do Brasil. O ouro ficou com o iraniano Hassan Yazdanicharati, o primeiro do tradicional país no Rio. Neste sábado, mais duas categorias olímpicas serão disputadas, 86kg e 125kg. Já no domingo, último dia de competições da Luta e dos Jogos estarão em disputa as categorias até 65kg e até 97kg
Na categoria até 57kg, Kinchegashvili era o homem a ser batido e mesmo com dificuldade abriu espaço até a grande final. Na primeira luta, o campeão mundial derrotou Nurislam Sanayev do Cazaquistão por 4 a 3. Na sequência, em mais luta decidida ponto a ponto, um confronto entre o georgiano campeão mundial até 57kg e Haji Aliev, do Azerbaijão, campeão mundial até 61kg (categoria não olímpica). Kinchegsshvili fez 5 a 3 e seguiu para semifinal, onde fez 8 a 4 sobre o búlgaro Vladimir Budov.
Do outro lado chave, o japonês Rei Higuchi ia derrubando favoritos um a um. Depois da estreia com vitória por superioridade técnica (10 a 0) sobre o Bielorrusso, Asaldulia Lachinau. Na fase de quartas-de-finais, Higuchi passou pelo cubano Yowlys Bonne, uma das esperanças de medalhas para os cubanos no estilo livre, por 8 a 4. Quando todos apostavam que a façanha do japonês chegara ao fim, Higuchi fez 10 a 5 sobre o iraniano Hassan Hahimi, quatro vezes medalhista mundial. Mas o ímpeto de Higuchi parou por aí. Na final, Kinchegashvili fez 4 a 3 em Higuchi, espantou a zebra e garantiu a primeira medalha de ouro para o Irã no torneio. Os bronzes ficaram com Hassan Hahimi e com Haji Aliev.
Já na categoria até 74kg, Jordan Burroughs era esperança de trazer o primeira medalha de ouro. Era. A estreia tranquila contra o o gabanês Augusto Midana por 8 a 3 fez com que Jordan enfrentasse o russo Aniuar Geduev nas quartas-de-finais. O clima era de final antecipada, o estado-unidense havia superado Geduev no Mundial de Las Vegas 2015 por 4 a 3. Dessa vez Geduev fez 3 a 2 em uma luta com muitas paralisações por atendimento médico. Jordan ficou tão abalado que acabou derrotado também na repescagem para o uzbeque Bekzod Abdurakhmonov por superioridade técnica (11 a 1).
Sem Jordan pelo caminho tudo levava a crer que Geduev traria o primeiro ouro para o estilo livre da Rússia nos Jogos do Rio. Na final, o russo abriu 6 a 4 sobre Hassan Yasdanicharati do Irã. Contudo, restando poucos segundos para o fim do combate, o iraniano conseguiu passar para os costas empatar o placar em 6 a 6 e vencer no critério de desempate de último golpe aplicado. Os bronzes ficaram com Soner Demirtas, da Turquia, e Jabrayil Hasanov, do Azerbaijão.