Mariya Stadnik de azul vai lutar pelo ouro até 50kg. (Tony Rutondo/ UWW)

Kamila não avança e fica fora da disputa por medalhas no Mundial 2019

O wrestling feminino estreou nesta terça-feira, quarto dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2019, em Nur Sultan, capital do Cazaquistão. Kamila Barbosa representou o Brasil na categoria até 50kg do wrestling feminino e parou na estreia contra a turca Emirah Demirhan. Campeã mundial sub-23 em 2017, Demirhan viu Kamila abrir o marcador, mas conseguiu reverter e vencer por 6 a 1. Como a turca foi derrotada, Kamila Barbosa não pôde voltar para repescagem.

Kamila começou o combate em busca da melhor pegada, forçou o power play da oponente e marcou 1 a 0. Demirhan conseguiu derrubar a brasileira e marcar dois pontos, em seguida passou para as costas e fez 4 a 1, antes do fim do primeiro round. A goiana voltou para o segundo round e partiu para cima para reverter o placar. A turca segurou o placar e conseguiu contra-atacar depois de uma tentativa de Kamila. Demirhan manteve a brasileira em posição de perigo, quase em posição de encostamento e apenas esperou o cronômetro zerar para fechar em 6 a 1.

A turca precisava chegar na final para repescar Kamila, mas acabou perdendo nas quartas para a cazaque Valentina Ismalova por 13 a 2. A chave ainda proporcionou ao público grandes lutas.  Nas quartas, a chinesa Yanan Sun venceu por 12 a 11 a japonesa Yuki Irie. Nas semifinais, Sun não conseguiu deter a três vezes medalhista olímpica Mariya Stadnik, do Azerbaijão e foi superada por 6 a 4. Stadnik enfrenta a romena Emilia Vuc em uma reedição da final do campeonato europeu 2018. As finais começam às 9h, desta quarta-feira e podem ser assistidas ao vivo na página internacional da United World Wrestling e no canal por assinatura SporTV 3.