Juliana Neper e Maria Paula Satiro conquistam medalha de ouro, Thainá Anibal leva prata e Brasil conquista as primeiras medalhas na Gymnasíade 2022

O wrestling brasileiro conquistou suas três primeiras medalhas na Gymnasíade 2022, Jogos Mundiais Escolares para atletas de 16 a 18 anos, disputada na Normandia, França. Juliana Neper, categoria 65kg, e Maria Paula Satiro, categoria 43kg, do estilo livre feminino, conquistaram a medalha de ouro em suas respectivas categorias. Essas foram as primeiras medalhas de ouro da modalidade na história desta competição. Thayná Anibal Ribeiro, ainda conquistou a medalha de prata na categoria 57kg.

“É um prazer imensurável presenciar essas conquistas. Há alguns anos, a CBDE solicitou junto a ISF (Federação Internacional do Esporte Escolar) a inclusão do Wrestling no calendário internacional, no Combat Games. De lá para cá, A CBDE já participou de vários torneios como Marrocos, sempre investindo no wrestling brasileiro. Em 2022, decidimos fazer uma seletiva do Gymnasíade exclusiva para a modalidade em Macapá- AP e conseguimos custear todas as despesas de transporte e garantir que todos os estados tivessem representatividade nacional”, explicou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora.

A equipe terminou a classificação geral por estilos em segundo lugar, à frente dos Estados Unidos e atrás do Cazaquistão. O Brasil ainda aparece em terceiro lugar geral com os resultados somados do estilo livre masculino, que abriu a competição na quinta-feira e com o estilo livre feminino disputado nesta sexta-feira.

“Ano passado em um ano com menos recursos, optamos por levar apenas a equipe do futebol feminino e do wrestling feminino para um torneio em Belgrado. Tivemos medalhas no wrestling feminino e demonstramos que o caminho estava certo. Hoje tivemos um ouro depois o outro e a certeza de que a CBDE está cumprindo o seu papel ao lado da Confederação Brasileira de Wrestling, dos presidentes de Federação de Wrestling e treinadores do wrestling. É um momento historico”, concluiu o presidente da CBDE Antônio Hora.

O estilo greco-romano encerra a participação nacional na Gymnasíade 2022 neste sábado, a partir das 5h, horário de Brasília. Para assistir clique aqui

Confira a colocação de cada atleta que representou a equipe nacional até aqui no Gymnasíade 2022

Estilo livre feminino
1º lugar – Juliana Neper – 65kg
1º lugar – Maria Paula Satiro – 43kg
2º lugar – Thayná Anibal Ribeiro – 65kg
4º lugar – Stefanni Regina da Silva Dias – 69kg
5º lugar – Ana Vitória dos Santos Prado – 49kg
5º lugar – Kamilly Cristina Gomes – 53kg
5º lugar – Juliana Barbosa de Oliveira – 61kg
5º lugar – Rebeca Camilli de Oliveira Fonseca – 73kg
7º lugar – Leandra Figueiredo Assunção – 46kg

Estilo livre masculino
4º lugar – Marcus Vinicius Alencastro Martins – 48kg
4º lugar – Ruan Figueiredo da Rocha – 51kg
5º lugar – Bryan Gabriel Santos – 110kg
6º lugar – José Hailton Dias Lopes – 55kg
7º lugar – Roger Emerson dos Santos Ramalhete – 60kg
7º lugar – Matheus dos Santos Soares -71kg
7º lugar – João Vitor Castro de Oliveira – 92kg
9º lugar – Gabriel Ferreira Walfredo Siqueira Luna – 65kg
9º lugar – Davi Aquino Silvestre – 80kg


Estilo greco-romano – compete neste sábado