Joílson melhora desempenho e fecha Mundial Júnior em 12º lugar

A equipe brasileira estreou nesta quarta-feira no Campeonato Mundial Júnior de Wrestling 2016, disputado em Mâcon, França. Joílson Júnior,categoria até 66kg, do estilo greco-romano terminou na 12ª colocação. Em 2015, o brasileiro terminou em 18º lugar no Mundial realizado na Bahia. O destaque do segundo dia ficou com o time da Geórgia que assegurou três medalhas de ouro em quatro possíveis.

Ramaz Zoidze e Zviavi Pataridze conquistaram o bicampeonato do torneio e a Geórgia fechou o estilo greco-romano com 4 ouros, uma medalha a mais do que a campanha no Mundial 2015.  Nesta quinta-feira as atletas do estilo livre feminino entra em ação. O Brasil será representado por Thais Oliveira na categoria até 72kg sexta-feira dia 2.

Joílson luta bem, mas para no bicampeão da categoria:

O campeão pan-americano Joílson Júnior fez sua estreia contra o japonês Ryo Nakahasi. Logo no início do combate, Joílson conseguiu um contra-ataque, derrubou o adversário e marcou dois pontos. O brasileiro foi ainda melhor  no segundo round ao conseguir um suplê e assinalou mais quatro pontos. O árbitro deu uma punição em favor do japonês, mas Joílson controlou bem a luta venceu por 6 a 1 e avançou às quartas-de-finais. Na luta seguinte, contra o georgiano Ramaz Zoidze, o brasileiro fez um ótimo primeiro round e por pouco não encostou o rival. Mas Zoidze defendeu as investidas de Joílson e fechou o placar com superioridade técnica (12 a 4). Joílson ainda voltou na repescagem, mas acabou superado pelo lituano Kristupas Sleiva por superioridade técnica (8 a 0). Confira abaixo os medalhistas em cada categoria.

Categoria até 66kg

Depois de quase ser derrotado por Joílson, o georgiano Zoidze abriu caminho para a medalha de ouro ao vencer em uma das quartas-de-finais o egípcio Mohamed Elsayed por superioridade técnica (11 a 1). Já na semifinal, em uma das melhores lutas do dia, Zoidze venceu nos últimos segundos o iraniano Mohammad Elyasi por 7 a 5. Na disputa pelo ouro contra Kaharman Kissymetov do Cazaquistão, 5 a 1 para o georgiano. Os bronzes ficaram com Mohamed Elsayed, que fez 9 a 4 sobre o iraniano Elyasi e com Islambek Dadov do Azerbaijão 3 a 2 sobre armênio Malkhas Amoyan.

Categoria até 55kg
A Geórgia voltou a mostrar força com mais uma medalha de ouro. Dato Chkhartishvili venceu por um placar apertado o japonês Yo Namba por 3 a 2. Os bronzes ficaram com o iraniano Meysam Dalkhani por encostamento sobre o ucraniano Zhora Abovian e com o Nuzupbek Topchubaev do Quirguistão que fez 7 a 3 sobre o italiano Jacopo Sandron.

Categoria até 84kg
Islam Abbasov, do Azerbaijão, venceu mais uma final acirrada contra o turco Ali Cengiz por 3 a 2. O argelino Bachir Azara, único a vencer um atleta da Geórgia no dia, ficou com o primeiro bronze ao vencer o búlgaro Kiril Milov por 1 a 0. Já o segundo bronze foi conquistado pelo iraniano Arman Abdevali, que venceu por superioridade técnica (11 a 2) o russo Vlas Dubrovin.

Categoria até 120kg
Um dia quase perfeito. Assim pode ser chamado o desempenho de Zviadi Pataridze. Em suas quatro lutas, Pataridze conhecido com o ” Jovem Leão” sofreu apenas um ponto e conquistou o bicampeonato do mundial júnior. Pataridze venceu por superioridade técnica (11 a 0)  a final contra o russo Osnam Ildiryn. Os bronzes ficaram com o armênio Edgar Khachatryan que fez 8 a 2 sobre o russo Nikolai Izmailov, e com o húngaro Ferenc Almasi que triunfou sobre o iraniano Amin Mirzazadeh por 8 a 4.