Joilson Júnior volta a brilhar e grequistas fecham primeiro dia com cinco medalhas

IMG-20160610-WA0083

Joílson celebra ouro no Pan-americano Júnior 2016

A Luta Olímpica brasileira subiu ao pódio em todas as categorias que disputou no primeiro dia do Pan-americano Júnior 2016, em Barinas, Venezuela. No total, a equipe de grequistas faturou cinco medalhas: um ouro, uma prata e três bronzes. O destaque do dia foi Joílson Júnior, medalhista de ouro na categoria até 66kg do estilo greco-romano. Na edição 2015, Joílson tinha alcançado a medalha de bronze. Para chegar ao ponto mais alto do pódio, Joílson teve que superar o campeão pan-americano de 2015, Sean Mora, de Cuba e depois o equatoriano Adán Paez. O fluminense Joílson já havia se destacado ao vencer a Copa Brasil Internacional em 2015, entre os atletas seniores (acima de 20 anos).

Os companheiros de Joílson também vão voltar com medalhas para o país. Guilherme Evangelista voltou ao pódio na categoria até 84kg, dessa vez com uma medalha de prata. O paulista fez um bom início de luta contra o cubano Daniel Echevarria, mas acabou sofrendo a virada. Em 2015, Guilherme também havia obtido a prata na mesma categoria.

Em seu primeiro pan-americano júnior, Erivan Rocha conquistou a medalha de bronze na categoria até 55kg. Mesma colocação de Calebe Correa, que repetiu o resultado de 2015 na categoria até 60kg. André Pinto categoria até 74kg, também ficou com o terceiro lugar colocando o Brasil no segundo lugar geral por equipes no estilo greco-romano. A Venezuela ficou em primeiro lugar e Cuba encerrou o pódio em terceiro lugar.

Neste sábado, as atletas do estilo livre feminino entram em ação.
Diane Martins (AM) até 44kg
Thalia Silva (AM) até 48kg
Rosemary Brito (RN) até 55kg
Andria Pimentel (AM) até 59kg
Thais Oliveira (RJ) até 67kg.