
Joilson Júnior leva estilo greco-romano à final após 16 anos e é prata nos Jogos Pan
Joilson Júnior conquistou a medalha de prata na categoria 77kg do estilo greco-romano nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, nesta sexta-feira, no Centro Olímpico de Treinamento, Chile. Desde a edição dos Jogos de 2007 no Rio, o estilo greco-romano brasileiro não fazia uma final no torneio. É a primeira medalha do atleta na segunda participação do atleta em Jogos Pan-Americanos. Na edição de Lima 2019, o lutador terminou em 5º lugar na categoria 67kg.
“Essa medalha é muito importante pra mim. Em Lima, há quatro anos, não consegui a medalha e agora vou voltar para casa com essa prata. Dedico essa vitória ao Time Brasil, a CBW e a minha esposa que me apoiou neste tempo todo. Dessa vez o resultado veio”, afirmou Joilson Júnior, na Zona Mista da competição.
Joilson impressiona na defesa de chão
Na primeira luta, Joilson enfrentou o mexicano Emanuel Benitez. O brasileiro forçou a punição de passividade do oponente, emendou séries de roulé e fez 8 a 0 para vencer por superioridade técnica. Na luta semifinal, o brasileiro enfrentou o vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos 2019, Wuilexis Rivas, e campeão de Toronto 2015. Mais uma vez, Joilson caminhou para frente, forçou a punição por passividade e aproveitou o par terre pra fazer 5 a 0, ainda no primeiro round. No período final, Joilson se defendeu, sofreu o par terre, mas se defendeu bem. Rivas tentou, mas não conseguiu passar pela defesa do brasileiro.
Na final, Joilson enfrentou o norte-americano, Kamal Bey. O brasileiro conseguiu abrir vantagem ao forçar o par terre e em seguida executar um Suplex (foto Rafael Bello/COB) que lhe rendeu quatro pontos. No segundo round, Bey partiu para o tudo ou nada, forçou um par terre (defendido por Joílson) e conseguiu furar a defesa do brasileiro duas vezes e virou o placar em 10 a 5. Restando pouco segundos para o fim, Joilson arriscou uma técnica, sofreu um contra-ataque e foi encostado.
A última vez que o Brasil alcançou a final nos Jogos Pan-Americanos foi em 2007 com Luiz Fernandes, o Luizinho, medalhista de prata, daquela edição.
Mais chances de medalhas no estilo greco-romano no último dia do Wrestling
A medalha de Joilson é a terceira do Brasil nesta edição dos Jogos Pan-Americanos. Mais quatro atletas entram em ação para buscar o número inédito de 4 medalhas em uma só edição. As eliminatórias começam às 10h e as finais às 17h. O Canal Olímpico do Brasil e a Cazé TV transmitem ao vivo:
Calebe Corrêa luta na categoria 67kg
Ronisson Brandão luta na categoria 87kg
Igor Queiroz luta na categoria 97kg
Eduard Soghomonyan luta na categoria 130kg