Joilson Júnior disputa os Jogos Pan-Americanos e inspira crianças do Projeto Luta Niterói

O Wrestling será disputado de 1 a 4 de novembro nos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile. Joilson Júnior é um dos atletas dez lutadores que vão representar o Brasil na competição continental. O niteroiense começou a lutar aos 13 anos no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), no bairro de São Domingos. Atualmente, o local é um dos quatro polos do Projeto Luta Niterói, parceria da Confederação Brasileira de Wrestling e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói.

“Quando converso com os alunos do projeto ou passo nas salas de aula convidando os estudantes a fazerem parte do Projeto, sempre falo no nome do Joilson. Há pouco tempo era uma criança como eles e se encontrou no Wrestling. Atualmente, ele é tricampeão pan-americano júnior, vai disputar a segunda edição de Jogos Pan-Americanos da carreira e é um atleta da Marinha. É muito importante para as crianças terem essa referência”, explicou Vinicius Gahyva, o Faísca, professor do polo e responsável por duas turmas na unidade.

Joilson Júnior viajou com a delegação brasileira do Wrestling no último fim de semana e compete nesta sexta-feira (3/11). O lutador fez questão de mandar uma mensagem para as crianças do Projeto.

“Falar do IEPIC é sempre uma alegria muito grande. Comecei no esporte por acaso, não o conhecia e agora vou disputar minha segunda edição de Jogos Pan-Americanos. É muito importante termos projetos como esse, onde as crianças possam aprender a modalidade, primeiramente como uma brincadeira, mas que em um futuro próximo possa mudar a vida deles como mudou a minha. Espero que continuem e não parem de lutar nunca”, frisou Joilson, atleta do estilo greco-romano 77kg, luta dia 3/11 nos Jogos Pan-Americanos.

O Projeto Luta Niterói
O “Projeto Luta Niterói” é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Wrestling e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói. A ação oferece aulas gratuitas para crianças em quatro polos: Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), Escola Municipal Professor Paulo de Almeida Campos; Colégio Universitário Geraldo Reis e Escola Municipal Anísio Teixeira e atende 120 crianças.