Joice Silva é campeã Pan-americana e luta feminina garante mais três vagas para o Brasil nos Jogos de Toronto 2015

2014.08.10 Camp Bras Sr F Posadas-4

Joice Silva conquistou uma inédita medalha de ouro no Pan-americano sênior do Chile (Renato Sette/arquivo cbla)

A luta feminina brasileira voltou a mostrar sua força, dessa vez no Pan-americano sênior 2015, disputado em Santiago, no Chile.  Neste sábado (25/02), a equipe brasileira conquistou três medalhas e mais três vagas para os Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, em julho. O destaque foi Joice Silva, medalha de ouro na categoria até 58kg, título inédito na carreira da atleta. A brasileira ainda foi eleita a melhor atleta do estilo. Giullia Penalber, categoria até 53kg, ficou com o terceiro lugar e também carimbou o passaporte para o Canadá. Kamila Barbosa foi quinta colocada na categoria até 48kg, mas também classificou o país, já que terminou entre as quatro primeiras não classificadas. A vice-campeã mundial até 75kg, Aline Silva, já chegou ao Chile classificada e ficou com o terceiro lugar. Mesma situação de Gilda Oliveira, até 69kg, já classificada e que terminou em quinto. Nos Jogos de Toronto, a Luta Olímpica feminina brasileira será representada em cinco das seis categorias disputadas.

Joice começou sua trajetória no Pan-americano sênior 2015 com uma vitória por encostamento. Ela já vencia a cubana Yakeline Elastigue por 9 a 3 quando aplicou o golpe que encerrou a luta. Na fase seguinte, a brasileira derrotou a mexicana Brendan Salazar por 7 a 3 e passou para fase semifinal. Joice precisava vencer a colombiana  Sandra Roa para garantir a vaga nos Jogos Pan-americanos.  Em luta disputada até o último segundo, Joice fez  7 a 6 e avançou para final, carimbando o passaporte para Toronto e arracando aplausos dos presentes. Na final, Joice fez 14 a 3 sobre a canadense Jazmine Baker e ganhou pela primeira vez o título continental em sua carreira.

Mais duas brasileiras garantiram vaga em Toronto Kamila Barbosa e Giullia Penalber. Kamila, da categoria até 48kg, em sua primeira participação no Pan-americano, alcançou o quinto lugar e ficou entre as quatro atletas ainda não classificadas de sua categoria.  Kamila venceu Wendy Ardilla da Colômbia por encostamento na estreia e depois parou em Genevieve Haley, do Canadá. Com o avanço da canadense, Kamila voltou na repescagem e assegurou sua divisão de peso em Toronto com uma vitória por encostamento sobre a argentina Eluney Melita. Na disputa pelo bronze, acabou superada pela peruana Thalia Peche.

Giullia Penalber também não decepcionou e assegurou sua classificação para Toronto. A carioca terminou em terceiro lugar na categoria até 53kg. Depois de um revés na estreia contra a colombiana Sayury Carreon, a brasileira voltou na repescagem e venceu  por superiodade técnica (12 a 0). Para garantir vaga em Toronto sem depender de outros resultados, Giullia tinha que vencer a cubana Yamilka Alvarez e não deu outra. Giullia encostou a cubana e ficou com a quinta vaga para, em seis possíveis na luta feminina.

Gilda Oliveira até 69kg e Aline Silva até 75kg, ambas campeãs dos Jogos Sul-americanos 2014  já estavam classificadas para os Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 e lutavam em busca de medalhas na competição. Gilda chegou a disputar o bronze, mas terminou em quinto lugar. Já Aline venceu a americana Jackie Cataline por 14 a 1 e  depois parou na cubana Lisett Medina. Na disputa pelo bronze, superou a colombiana Jaramit Guanipa por encostamento para garantir a medalha um lugar nos Jogos.

Mayara Graciano até 60kg e Camila Fama até 55kg terminaram em quarto e quinto lugar respectivamente, suas divisões de peso não davam vaga para os Jogos Pan-americanos. Já Lais Nunes acabou em décimo lugar na categoria até 63kg. Neste domingo (26/04), os atletas do estilo livre lutam em busca das últimas vagas da Luta Olímpica para os Jogos Pan-americanos de Toronto.  Até o momento o Brasil possui seis vagas, cinco na luta feminina e uma no estilo greco-romano. No dia 27, toda a delegação brasileira retorna ao país.

Confira a colocação das atletas brasileiras no Pan-americano sênior de Luta Olímpica 2015:

Categoria até 58kg – Joice Silva – 1º lugar e classficada para os Jogos Pan-americanos de Toronto
Categoria até 53kg – Giullia Penalber – 3º lugar e classificada para os Jogos Pan-americanos de Toronto
Categoria até 75kg – Aline Silva – 3º lugar e classificada para os Jogos Pan-americanos de Toronto
Categoria até 48kg – Kamila Barbosa – 5º lugar e classificada para os Jogos Pan-americanos de Toronto
Categoria até 69kg – Gilda Oliveira – 5º lugar e classificada para os Jogos Pan-americanos de Toronto
Categoria até 60kg – Mayara Graciano – 4º lugar
Categoria até 55kg – Camila Fama – 5º lugar
Categoria até 63kg – Lais Nunes – 10º lugar