Joice Silva e Gilda Oliveira lutam com garra e orgulham torcida brasileira
A Luta Olímpica brasileira voltou ao tapete de lutas nesta quarta-feira para o primeiro dia de disputas do estilo livre feminino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Joice Silva na categoria até 58kg e Gilda Oliveira até 69kg fizeram lutas acirradas mas não avançaram em suas chaves, contudo tiveram seus esforços reconhecidos pelo público da Arena Carioca 2 que gritaram o nome das duas atletas e bateram palmas pelo empenho em suas lutas.
Gilda foi a primeira a entrar no tapete. A brasileira enfrentou a israelense Ilana Kratish e vencia por 4 a o quando quase foi encostada. Com os gritos da torcida Gilda conseguiu impedir o encostamento e avançar à quarta de final. A adversária da vez era a egípcia Enas Ahmed. Em uma luta de muitos estudos, a brasileira chegou a estar vencendo no critério de desempate, pelo critério de desempate do último golpe aplicado. No fim, Ahmed conseguiu encaixar um contragolpe passar à frente de Gilda e conseguir o encostamento a poucos segundo do fim. Como a egípcia não avançou para final, Gilda não foi repescada e finalizou a competição em 10º lugar.
“Luta é assim. Infelizmente na parte final do combate, ela (Ahmed) conseguiu o golpe e acabou me encostando. Gostaria de agradecer o apoio dos torcedores e todas que torceram de casa. Foi uma alegria muito grande competir em casa, na cidade natal e ter a galera gritando o seu nome e te aplaudindo, mais uma vez obrigada” agradeceu Gilda.
Já na categoria até 58kg, Joice Silva enfrentou Aisuluu Tynybekova do Quirguistão. Aisullu começou na frente ao passar para as costas da brasileira duas vezes. Joice iniciou uma campanha de recuperação e chegou a igualar o placar em 6 a 6. Pelos critérios de desempate, a carioca estava na frente pelo golpe de maior valor aplicado. Mas Tynybekova conseguiu passar a frente nos segundos finais. O treinador brasileiro Pedro Garcia, ainda lançou o desafio, mas como o resultado não fora alterado, a rival da brasileira ainda ganhou um ponto fechando o placar em 11 a 8.
o Brasil volta ao tapete nesta quinta-feira com Lais Nunes até 63kg e Aline Silva até 75kg. As eliminatórias começam às 10h e as finais às 16h.