Joice Silva é prata e Lais Nunes bronze no Grand Prix de Paris 2015

montagem-grand-prix

O treinador Angel Aldama, as atletas Joice Silva e Lais Nunes, e o técnico Pedo Garcia celebram as conquistas

A Luta Olímpica brasileira conquistou  neste domingo (01/02) suas duas primeiras medalhas em 2015. Joice Silva ficou com a prata  na categoria até 58kg e Lais Nunes com o bronze na categoria até 63kg do Grand Prix de Paris 2015. A equipe brasileira contou com a presença de mais seis atletas na competição e terminou em 5º lugar  no resultado geral por equipes da luta feminina. As atletas permanecem em Paris para uma semana de treinamento internacional e depois seguem para Klippan, na Suécia, onde disputam do dia 11 a 1 3 de fevereiro, o Klippan Lady Open 2015. Confira os principais momentos das atletas brasileiras neste domingo.

Joice Silva alia técnica e experiência para conquistar a prata

A representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 encarou  na estreia a húngara Emese Barka  e venceu por 4 a 3. Já na fase semifinal foi a vez de Joice enfrentar a russa Anzela Titerko, onde dominou o combate venceu por  6 a 3. Na grande final, Joice começou em desvantagem contra a chinesa Zhangting Zhou , mas conseguiu reverter ainda no primeiro round abrindo 4 a 1 no placar. A  chinesa conseguiu forçar a brasileira a sair da área de lutas duas vezes, reduzindo a vantagem de Joice para 4 a 3. No segundo round, nova virada no placar dessa vez a favor da chinesa que conseguiu três quedas seguidas abrindo 8 a 4. No fim, Joice diminuiu o placar para 8 a 6, mas o cronômetro indicou o fim do combate e a medalha de prata para brasileira. Joice melhorou o desempenho em relação ao ano passado, quando ficou com a medalha de bronze.

Lais Nunes vence Dailane Gomes antes de faturar a medalha de bronze

Uma das melhores lutas da competição foi protagonizada pelas brasileiras Lais Nunes e Dailane Gomes. O combate começou com Dailane forçando Lais a sair da área de lutas.  Lais virou para 4 a 1, mas Dailane obteve uma queda de 4 pontos e passou a frente. Na sequência, Dailane conseguiu retirar Lais mais uma vez da área permitida ampliando para 6 a 4. Lais não se deu por vencida e empatou em 6 a 6, mas seguia em desvantagem pelo critério de desempate de ação de maior valor realizada. Restando poucos minutos para o fim, Lais deu a cartada final, conseguiu uma queda e fez 8 a 6 avançando na chave.   Na segunda luta, já pela fase de quartas de final, Lais dominou o combate do início ao fim contra Chloé Spiteri da Grã-Bretanha e fez 7 a 0 no placar. Já na semifinal não conseguiu superar a chinesa Xiaoquian Wang e foi para disputa da medalha de bronze contra Gabriela Sleisz , da Hungria. Lais fez 3 a 2 e conquistou sua primeira medalha no torneio Grand Prix.

Aline Silva  e Giullia fazem boas lutas mas não chegam a disputar medalhas

Aline Silva teve pela frente na estreia Epp Mae, da Estônia, na categoria até 75kg. Depois de um combate equilibrado a estoniana acabou avançando e chegando até a final, o que possibilitou a brasileira, campeã da edição 2014, lutar na repescagem contra a chinesa Fengliu Zhang. Depois de a chinesa abrir a vantagem no placar,  Aline conseguiu uma queda de 4 pontos e  empatou o placar em 6 a 6. Zhang repsondeu com nova queda e fez  8 a 6. No último segundo Aline conseguiu empatar a luta em 8 a 8 e levaria o combate pelo critério de desempate do golpe de maior valor aplicado, mas os chineses lançaram o desafio e, na análise do vídeo,  os árbitros retiraram um ponto de Aline, dando a vitória para chinesa por 8 a 7 e impedindo Aline de lutar pelo bronze.  Já Giullia Penalber venceu a compatriota Taciane Cardoso e chegou até as quartas de final, no entanto não passou pela francesa Tatiane Deben, que perdeu na luta seguinte impendindo Giullia de retornar para repescagem.

Taciane Cardoso e Brenda Palheta mostram garra em sua primeira experiência na categoria sênior

As jovens atletas Taciane Cardoso e Brenda Palheta não se intimidaram com as atletas mais experientes, mas não conseguiram avançar em suas chaves. Taciane foi superada por Giullia Penalber e Brenda Palheta chegou a liderar o placar contra a tcheca Adela Hanzlickova, mas não conseguiu segurar a vantagem e terminou em 14º.

Classificação final das brasileiras:

Joice Silva – medalha de prata na categoria até 58kg
Lais Nunes – medalha de bronze na categoria até 63kg
Gilda Oliveira – 5º lugar categoria até 69kg
Aline Silva – 7º lugar categoria até 75kg
Giullia Penalber  -7º lugar categoria até 53kg
Taciane Cardoso – 10° lugar categoria até 53kg
Dailane Gomes – 11º lugar na categoria até 63kg
Brenda Palheta – 14º lugar na categoria até 63kg