Joice Silva conquista primeira medalha da história do Brasil em um Mundial Militar

joice-silva-mundial-militar

Joice Silva faturou uma medalha inédita para o Brasil no primeiro dia do Campeonato Mundial de Luta Olímpica 2014, em New Jersey, Estados Unidos. A representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 ficou com a medalha de bronze na categoria até 58kg e voltou ao pódio em uma competição internacional. Ainda no primeiro dia de competições, Susana Santos terminou em quarto lugar na categoria até 48kg. Neste sábado, Aline Silva, Dailane Gomes e Adrian Jaoude defendem o país e a Marinha do Brasil no segundo dia do Mundial.

O caminho para conquista de Joice não foi fácil. Na primeira luta, a brasileira terminou o primeiro round com um revés no placar de 4 a 2 contra Orkhon Purevdorj, da Mongólia. Joice iniciou uma luta de recuperação e o combate terminou empatado em 7 a 7. A atleta da Mongólia acabou vencendo no critério de desempate. No segundo embate, a chinesa Huimin Feng neutralizou as investidas de Joice e conseguiu vencer por 5 a 0. Na terceira luta, Joice mostrou que não iria sair do Mundial sem levar mais uma medalha para sua coleção. Ela precisou de apenas 1m30s para vencer por superioridade técnica (10 a 0) Melissa Apodaca, dos Estados Unidos.

Mesmo no sistema todas contra todas, a última rodada acabou virando um confronto direto por medalhas. Enquanto Orkhon Purevdorj enfrentava a chinesa Huimin Feng na briga pela medalha de ouro, Joice encarava a polonesa Anna Zvirydowska na luta direta pelo bronze. Joice abriu vantagem de 4 a 1 no placar e passou a administrar a luta. A polonesa  Zvirydowska diminuiu a desvantagem, mas Joice se defendeu bem e garantiu a medalha de bronze para o Brasil no torneio. O ouro ficou com a chinesa Huimin Feng.

A outra representante do país e da Marinha do Brasil, Susana Santos ficou perto do pódio. Na estreia, contra a polonesa Iwona Matkowska, Susana acabou superada por encostamento. No segundo embate, a carioca fazia um combate equilibrado contra a alemã Laura Schimitt, mas acabou machucando o joelho direito e teve de receber auxílio médico. Mesmo mancando e com uma proteção no local machucado, Susana mostrou garra, diminuiu o placar, mas no fim a alemã acabou vencendo por 5 a 2.

Em sua última luta, Susana venceu o primeiro período contra a atleta da Mongólia, Byambazaya Tsogtbaatar, mas acabou superada por encostamento e terminando em quarto lugar na categoria até 48kg. O Brasil volta ao tapete de lutas neste sábado, às 9h30 da manhã com mais três atletas. Adrian Jaoude, único representante do estilo livre, luta na categoria até 86kg. Na luta feminina, Aline Silva, vice-campeã mundial, luta na categoria até 75kg. Já Dailane Gomes, defende o país e a Marinha do Brasil na categoria até 63kg.

 

Confira os resultados finais das categorias disputadas pelas brasileiras do dia 1 do  Mundial:

 

Categoria até 48kg

Ouro – Iwona Matkowska  (POL)
Prata – Byambazaya Tsogtbaatar (MGL)
Bronze – Laura Schimitt (ALE)
4º lugar – Susana Santos (BRA)

 

Categoria até 58kg

Ouro – Huimin Feng (CHI)
Prata – Orkhon Purevdorj (MGL)
Bronze – Joice Silva (BRA)