Joice Silva conquista ouro inédito e Davi Albino é bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015
Jogos Pan-americanos – dia 3
A Luta Olímpica brasileira viveu nesta quinta-feira (16/07) mais um dia histórico para o esporte nacional. Joice Silva conquistou a primeira medalha de ouro em Jogos Pan-americanos na categoria até 58kg da história do esporte no país nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, no Canadá. Depois de estar perdendo por 5 a 0, Joice Silva realizou uma virada espetacular e fez 6 a 5 sobre a cubana Yaquelin Stornell para garantir o lugar mais alto do pódio. De quebra, a brasileira se tornou a maior medalhista nacional em Jogos Pan-americanos, além do ouro em Toronto, Joice foi bronze, em Guadalajara 2011. O brasileiro Davi Albino conquistou ainda a medalha de bronze na categoria até 98kg do estilo greco-romano. Kamila Barbosa até 48kg e Giullia Penalber até 53kg também representaram bem o Brasil, mas não conseguiram lutar por medalhas. O dia ainda ficou marcado pela conquista do quarto título dos Jogos Pan-americanos do cubano Mijaín Lopez na categoria até 130kg do estilo greco-romano. Nesta sexta-feira (17/07), o Brasil volta ao tapete de lutas com a vice-campeã mundial Aline Silva até 75kg e a campeã dos Jogos Sul-americanos Gilda Oliveira até 69kg.
Joice Silva – ouro na categoria até 58kg
Joice Silva teve uma estreia mais difícil do que o esperado. A mexicana Alejandra Romero, campeã pan-americana júnior (18 a 20 anos) não se intimidou com o melhor currículo da brasileira e chegou a abrir 1 a 0 no placar. No segundo round, Joice também campeã pan-americana, só que da categoria sênior (acima de 20 anos), partiu para cima e conseguiu projetar a oponente e virar o marcador para 2 a 1. A partir daí, Romero tentou de todas as formas atacar, mas Joice conseguiu se defender e avançar. Na semifinal, a brasileira enfrentou a peruana Yanet Sovero. Ao fim do primeiro round, Joice terminou com a vantagem mínima de 2 a 1. Enquanto a peruana atacada, Joice se defendia e esperava um espaço para contra-atacar. Joice conseguiu passar para as costas da adversária, fazer 5 a 3, e garantir a vaga na final contra a cubana Yakelim Stornell. Velhas conhecidas Joice e Yakelim já haviam se enfrentado no pan-americano de Luta Olímpica, quando Joice venceu por encostamento. Nos Jogos Pan-americanos não foi diferente, mas muito mais acirrado. Joice começou com uma desvantagem de 5 a 0 e ainda no primeiro round conseguiu reduzir para 5 a 4. No segundo round, Joice partiu para cima, conseguiu retirar a cubana da área de lutas e empatar a luta. Exausta, Stornell torceu os dedos de Joice Silva, o que fez o árbitro dar mais um ponto para a brasileira. Joice segurou o ímpeto da cubana e faturou a primeira medalha de ouro Brasil em Jogos Pan-americanos. A peruana Yanet Sovero e a equatoriana Lissete Antes ficaram com os bronzes.
Davi Albino – bronze na categoria até 98kg
Davi Albino confirmou ser um dos principais atletas do estilo greco-romano do mundo na atualidade. Ele conquistou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, bronze na categoria até 98kg. Em sua primeira luta, Davi dominou o combate contra o canadense Jeremy Latour e venceu por superioridade técnica (10 a 1). Apesar da ampla vantagem, o brasileiro se desgastou bastante e teve que voltar ao tapete de lutas em menos de 30 minutos para enfrentar Yasmani Lugo, de Cuba. O cubano conseguiu aproveitar o pouco tempo de Davi para se recuperar e venceu por superioridade técnica (8 a 0). Como Lugo avançou para final, Davi pôde lutar a repescagem e buscar o bronze contra o colombiano Oscar Loango. Davi começou a luta forçando o adversário a pisar fora da área de proteção e fez 1 a 0. Na sequência, Davi aproveitou a posição de par terre e com um rolê fez mais dois pontos, abrindo 3 a 0. O colombiano diminuiu para 3 a 1, mas Davi se defendeu bem e ainda aproveitou um descuido de Loango, para passar para as costas, fazer 5 a 1, e garantir a medalha de bronze em sua primeira participação em Jogos Pan-americanos. Yasmani Lugo ficou com o ouro, o hondurenho Davi Mejía com a prata e Luyllis Perez da Venezuela com o outro bronze.
Kamila Barbosa até 48kg
Em sua estreia em Jogos Pan-americano, a goiana Kamila Barbosa fez uma luta de igual para igual contra a cubana Yusnylys Guzman na categoria até 48kg. Kamila conseguiu uma queda de quatro pontos, fez 4 a 1 no placar e por pouco não executou o encostamento na cubana. Mas no segundo round, Guzman reagiu, virou o placar e avançou para semifinal por superioridade técnica (15 a 4). Como a atleta cubana não conseguiu chegar até final, Kamila não foi repescada. A medalha de ouro ficou com Genevieve Morrison do Canadá, a prata com a peruana Thalia Mallqui e os bronzes com a norte-americana Alyssa Lampe e a colombiana Caroline Bustos.
Giullia Penalber até 53kg
Giullia Penalber, outra estreante em Jogos Pan-americanos fez uma luta disputada até o último segundo contra a equatoriana Luisa Valverde. Valverde começou na frente e fez 3 a 0 no placar, mas logo no início do segundo round Giullia Penalber conseguiu uma queda de quatro pontos, revertendo o placar para 4 a 3. Mas no round final, a equatoriana conseguiu passar para as costas da brasileira, assinalou mais dois pontos e Giullia não teve tempo para reagir. No fim, 5 a 4 para equatoriana, que perdeu na luta seguinte e impediu Giullia de lutar pelo bronze. O ouro ficou com Whitney Conder, a prata com Alma Valencia do México e os bronzes com Arguello Bethzabeth da Venezuela e Yamilka del Vale de Cuba.