Jogos Sul-Americanos da Juventude – Minha Primeira Missão: Pedro Henrique Rodrigues 48kg

O Wrestling brasileiro disputa a 3ª edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude dias 29 e 30 de abril, em Rosário, Argentina. A partir desta quinta-feira você conhece os 15 atletas que vão representar o país na principal competição continental para atletas de 15 a 17 anos. O primeiro deles é o paraibano Pedro Henrique Rodrigues, que vai lutar em Rosário na categoria 48kg do estilo grecor-omano. O contato com o esporte começou cedo e a partir daí não parou mais.

“Comecei a fazer esporte aos 4 anos no judô. Comecei a treinar e na academia em que lutava judô também tinha Wrestling. Os amigos que tinha no Wrestling e o professor Eliezer achavam que levava jeito e em 2021 resolvi treinar e não parei mais”, explicou Pedro, natural de Campina Grande.
Com pouco tempo de treino, Pedro foi inscrito no Campeonato Brasileiro Cadete 2021 e acabou com a medalha de bronze. O lutador venceu a primeira luta da chave, mas perdeu a semifinal. Como o torneio era de eliminatórias simples, o grequista ficou com a medalha de bronze. O que poderia ser uma desilusão, virou um incentivo.

“No Brasileiro Cadete em São Paulo senti o gosto competitivo. Tinha poucos meses de treino e ficar em terceiro só fez com que eu tivesse mais vontade de treinar e ficar em primeiro nas próximas competições. RESOLVI deixar o judô e seguir apenas o Wrestling. Já tinha conquistado vaga no judô, mas vi que o Wrestling estava olhando mais para base. Esse ano, participei da Seletiva, ganhei três lutas e a vaga para Rosário”, explicou Pedro.

A rotina do lutador se divide entre a escola, Academia Ferreira Brothers, dos treinadores e irmãos Elias e Eliezer. O caminho de 6km de casa até o local treino é feito de bicicleta. Além dos sonhos esportivos, Pedro sonha em virar delegado. Enquanto o momento de cursar a faculdade de direito, o filho de Soraya Zacarias e neto de Maria Damiana, aproveita o período de treinamentos e busca o pódio em Rosário.

“Estar esse período treinando com a equipe inteira foi muito bom. Poder conhecer e ficar amigo de outros atletas de vários locais do país foi muito bom. No Clube Campestre tivemos a melhor estrutura, fisioterapia e pude aperfeiçoar meus pontos fortes. Só tenho a agradecer os treinadores Tharin e Rafaela. Também gostaria de agradecer minha mãe Soraya e minha vó Maria Damiana que sempre me incentivam. Rosário e os Jogos Sul-Americanos da Juventude significam para mim foco. Foco em garantir vaga, depois foco no treinamento e, principalmente, foco em Rosário.

Pedro compete na categoria 48kg do estilo greco-romano e luta dia 29/04.