Jogos Sul-Americanos da Juventude – Minha Primeira Missão – Maria Paula Satiro 43kg

O Wrestling brasileiro disputa a 3ª edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude dias 29 e 30 de abril, em Rosário, Argentina. Para toda a equipe nacional é a primeira vez que vão integrar a equipe do Time Brasil, em uma competição de Jogos, que acontecem de quatro em quatro anos. Vamos conhecer um pouco mais de Maria Paula Satiro, atleta da categoria 43kg do estilo livre feminino, a mais leve do torneio. Depois de iniciar o esporte no judô, Maria foi convencida pelo técnico Tharin Polheim, treinador de sua equipe em São Vicente, a experimentar o Wrestling.

“Treinava judô no mesmo local que tinha Wrestling e o Sensei Tharin insistia para que experimentasse. Fiz e gostei por ser uma luta mais dinâmica, podemos atacar os braços e pernas dos defensores. Isso é o que mais gosto no Wrestling”, explicou Maria.

 Maria Paula possui uma inspiração dentro da própria casa. A mãe Fabiana era atleta do atletismo e teve que largar a carreira. As medalhas e troféus conquistados também se perderam com o tempo. Agora é Maria Paula a responsável por trazer as medalhas para casa e encher de orgulho a família Satiro.

“Minha mãe e meus irmãos me apoiam muito e ficaram muito felizes quando conquistei a vaga para Rosário. Ela corria e tinha vários troféus e medalhas em casa, mas acabou se desfazendo e até hoje lamenta não ter mais. Sinto que a cada objetivo, ela fica feliz por mim e por ela”, explicou Maria Paula.

Para competir a Seletiva para Rosário, a lutadora líder da categoria 46kg em 2021, decidiu baixar de peso e lutar na divisão 43kg. O trabalho em conjunto com o treinador deu certo e o Campo de Treinamento no Centro de Treinamento Nacional do Wrestling no Clube Campestre – PB deram ainda mais confiança para Maria.

“Não tenho facilidade em ganhar peso e olha que adora comer. Então, o treinador Tharin sugeriu descer uma categoria e aceitei o desafio. Quando cheguei ao Campo de Treinamento me senti ainda mais confiante. Sou um pouco suscetível a machucados e lá no Clube Campestre tivemos um acompanhamento dos profissionais de fisioterapia e prevenção de lesões. Todo o sacrifício valeu a pena e estou pronta para competir” frisou Maria Paula.

A lutadora sobe ao tapete na categoria 43kg do estilo livre feminino dia 29/4.