Jogos Sul-Americanos da Juventude – Minha Primeira Missão – Ismael Silva 45kg
O Wrestling brasileiro disputa a 3ª edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude dias 29 e 30 de abril, em Rosário, Argentina. Para toda a equipe nacional é a primeira vez que vão integrar o Time Brasil. Vamos conhecer um pouco mais de Ismael Silva, atleta da categoria 45kg do estilo livre masculino. O lutador é natural de Atalaia do Norte e iniciou no Projeto Bom de Luta, no Amazonas.
“Comecei a treinar em 2018, minha irmã me chamou para lutar no Projeto, fui e gostei. Em Atalaia, antes do Wrestling chegar não tínhamos muita opção de esporte, era só o futsal. Pouco tempo depois minha irmã parou, mas segui treinando firme na modalidade”, explicou Ismael.
Ismael faz parte da equipe de Atalaia do Norte, que treina sob o comando de Luís Alberto Calistre. Para se ter uma ideia, o trecho de avião do Aeroporto de Tabatinga, mais próximo de Atalaia até Manaus dura uma hora e meia e o custo da passagem é de aproximadamente mil reais. O jeito mais fácil (ou menos difícil) de se locomover é por balsa ou lancha, a travessia dura aproximadamente três dias.
“Antes da luta costumava ficar com meus amigos e dar mergulhos que chamamos em Atalaia de “furos”. A primeira vez que saí de Atalaia foi em 2021 para participar do Campeonato Regional em Manaus, depois o Brasileiro, a Seletiva e agora para Campina Grande-PB. O que pega um pouco é a saudade da minha mãe e da minha vó, Rosa e Maria José. Mas sei que elas estão torcendo por mim”, explicou Ismael.
Tímido, Ismael aproveitou a estadia no Campo de Treinamento realizado no Centro de Treinamento do Clube Campestre em Campina Grande-PB para fazer novos amigos. No quarto o atleta dividiu sonhos e a rotina com os companheiros de delegação atletas Pedro Henrique Rodrigues do estilo greco-romano e Roger Emerson Ramalhete, do estilo livre masculino.
“Além do período de treinamentos e todo o suporte do Clube Campestre, pude fazer novas amizades com Pedro Henrique e Roger que estiveram junto comigo no dia a dia de preparação. O sentimento é de alegria e espero trazer uma medalha para Atalaia e para o Brasil”, concluiu Ismael.
O lutador de Atalaia compete na categoria 45kg do estilo livre masculino dia 30/4