Jogos Sul-Americanos da Juventude – Minha Primeira Missão: Gustavo Santos Silva 55kg

O Wrestling brasileiro disputa a 3ª edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude dias 29 e 30 de abril, em Rosário, Argentina. Hora de conhecer um pouco mais de Gustavo Santos Silva, lutador da categoria 55kg do estilo greco-romano. O atleta niteroiense do bairro de Santa Rosa é um daqueles casos de amor à primeira vista com a modalidade. Ainda mais no ano em que o Brasil recebeu os Jogos Olímpicos. Um dia como outro qualquer na escola mudou a vida de Gustavo.

“Comecei a lutar com 10 anos na escola onde estudava em 2016. Em um primeiro momento não entendia como funcionava, mas depois passei a gostar das técnicas de queda. Da escola, passei a treinar no Caio Martins, onde eram realizados os treinos antigamente e atualmente treino no 12º Batalhão da Polícia Militar, onde a equipe Niterói Wrestling treina”, explicou Gustavo.

O lutador continua um legado criado há décadas. Niterói, cidade vizinha à capital fluminense, Rio de Janeiro, possui um histórico de revelar atletas do estilo greco-romano. Marcelo Gomes, o Zulu, é um dos fundadores da equipe, que teve como expoentes o atual presidente Flavio Cabral Neves, o medalhista dos Jogos Pan-Americanos, Felipe Macedo, e, recentemente, Joilson Júnior, atual titular da equipe sênior na categoria 77kg do estilo greco-romano e tricampeão Pan-Americano júnior. Dailane Reis, técnica de Gustavo em sua equipe e atleta da Niterói Wresting, também vestiu a malha da equipe nacional por anos.

“É muito importante ter a oportunidade de ser de uma equipe tão vitoriosa dentro da modalidade. A Tânia me apresentou ao wrestling e atualmente Dailane Reis é minha treinadora. Está sempre preocupada comigo e perguntando como estou. Meus pais também sempre estão apoiando e torcendo por mim. Quando venci a Seletiva para os Jogos, toda equipe estava lá dando força e isso te dá mais vontade de lutar ainda”, completou Gustavo.

Quando não está no tapete, o lutador costuma acompanhar séries de TV e streaming e em especial o Anime Hunter x Hunter, escrito pelo japonês Yoshihiro Togashi. Prestes a representar o Brasil pela primeira vez em uma competição de Jogos, Gustavo não esconde a palavra que melhor define a sensação de integrar a equipe nacional.

“É muito bom conviver com atletas de diversos lugares do Brasil e ter essa estrutura aqui do Clube Campestre. Treinamos, nos alimentamos e temos auxílio dos treinadores e lutadores locais. Estou orgulhoso de integrar essa equipe e quero orgulhar meus pais, país, equipe e treinadora”, concluiu Gustavo.

O grequista compete na categoria 55kg do estilo greco-romano no dia 29/04.