Jogos Sul-Americanos da Juventude – Minha Primeira Missão: Caio Baeta 110kg
O Wrestling brasileiro disputa a 3ª edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude dias 29 e 30 de abril, em Rosário, Argentina. Para toda a equipe nacional é a primeira vez que vão integrar a equipe do Time Brasil, em uma competição de Jogos, que acontecem de quatro em quatro anos. A série “Minha Primeira Missão” traz Caio Baeta Oliveira, atleta da categoria 110kg do estilo greco-romano, a mais pesada do torneio. O primeiro contato de Caio no Wrestling foi na escola, coincidentemente com o treinador convocado pela CBW para estar no córner brasileiro dos Jogos.
“Fazia Muay Thai, apenas para praticar alguma atividade física. Até que um dia na escola o professor Tharin apresentou o Wrestling pela primeira vez e depois fez o convite para treinar no Wrestling do Projeto dele. Estava com 12 para 13 anos. Comecei a competir e incentivado pelo professor segui na modalidade”, explicou Caio, natural da Baixada Santista, litoral do estado de São Paulo.
A participação do treinador vai além dos treinamentos. O lutador confessa que algumas vezes já passou pela cabeça deixar o esporte e prontamente foi demovido da ideia por Tharin. O apoio da família também foi fundamental para que Caio seguisse no caminho do esporte e pudesse trilhar o caminho primeiro pelos torneios nacionais e agora internacional.
“Sempre que faltava um treino ou deixava de ir algum dia o professor estava lá cobrando. Já passou pela minha cabeça desistir, mas o técnico Tharin nunca deixou e sempre incentivou para seguir. Meus pais e avós também sempre estiveram ao meu lado, apoiando em todos os momentos e isso faz total diferença”, explicou Caio, fã de jogos de vídeo game, especificamente do console Playstation.
Apesar de já ter competido fora do país esta é a primeira Missão de Caio com o Time Brasil. A oportunidade de ficar concentrado com a equipe nacional e ter a estrutura do Clube Campestre também foi inédita na carreira. Caio não poupa elogios aos cuidados com a equipe.
“O Campo de Treinamento foi sensacional. Durante os treinamentos, quando você estava cansado, sempre tem algum companheiro de equipe que te incentiva a ir até o fim do exercício. Isso é muito bom. Só tenho a agradecer a todos, o sentimento é de muita gratidão. Só posso dizer obrigado a todos que trabalharam e ajudaram até aqui”, encerrou Caio.
Caio Baeta compete na categoria 110kg do estilo greco-romano no dia 29/04.