Jogos Sul-Americanos da Juventude – Minha Primeira Missão: Augusto Rafael de Castro 65kg

O Wrestling brasileiro disputa a 3ª edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude dias 29 e 30 de abril, em Rosário, Argentina. Hora de conhecer um pouco mais de Augusto Rafael de Castro, lutador da categoria 65kg do estilo greco-romano. O atleta é daqueles nomes nascidos para lutar. Mesmo com a pouca idade, Augusto passou por outros esportes de combate antes de chegar ao Wrestling.

“Meu pai sempre quis que fizesse esporte. O início foi no Kung Fu,  comecei quando era bem pequeno. Depois passei pelo boxe, que fiz durante um tempo e então migrei para o judô. No mesmo projeto em que fazia judô, fui convidado para treinar Wrestling pelo professor Emerson no Instituto Revelar e a partir daí comecei a disputar os torneios”, explicou Augusto.

O Instituto Revelar funciona em Barretos e forneceu quatro lutadores para a equipe que vai representar o Brasil em Rosário. Além de Augusto, Lucas, Hugo Serafim e Wilson Soares vão integrar a Missão do Time Brasil. A explicação é o comprometimento da equipe paulista dentro e fora dos tapetes.

“Acho que é o treinamento e dedicação dos companheiros e treinadores que faz com que a equipe esteja sempre lutando pelas melhores posições e medalhas. Foi muito bom poder estar com os companheiros de equipe no Campo de Treinamento nacional e com toda a estrutura do Clube Campestre e dá mais força ainda para o torneio”, explicou Rafael.

Para participar do torneio, Augusto teve que lutar e vencer a Seletiva realizada em Niterói, no Rio de Janeiro, onde venceu com autoridade a categoria para garantir um lugar na equipe nacional. Ainda em 2022, o grequista venceu o Campeonato Brasileiro Sub-17. Depois de experimentar e competir em três modalidades diferentes, Augusto revela o motivo que o fez optar pelo wrestling.

“O wrestling deu uma oportunidade que outros esportes Kung Fu, Boxe e Judô não me deram. Poder vencer um torneio, garantir vaga e ter a certeza de que vou viajar para treinar e competir. Outras modalidades não apoiam tanto as categorias base e os atletas precisam custear  viagens e competições. Só tenho a agradecer meus treinadores em Barretos, os técnicos da seleção e a CBW pelas oportunidades”, encerrou o grequisa.

Augusto Rafael de Castro compete na categoria 65kg do estilo greco-romano dia 29/4.