Jogos Pan-americanos Júnior 2021: Igor Queiroz 97kg estilo greco-romano
O wrestling brasileiro inicia a caminhada nos Jogos Pan-americanos Júnior nesta quarta-feira (1/12), às 11h, em Cali, na Colômbia. Igor Alves Fernandes de Queiroz vai competir pelo Brasil na categoria 97kg do estilo greco-romano. Hora de conhecer um pouco mais cuiabano do bairro do Tijucal e que chega ao torneio com o título pan-americano e o favoritismo para o título e a vaga nos Jogos Pan-americanos em Santiago 2023. O início foi no celeiro de atletas os Jogos Escolares em 2015.
“Estava em busca de uma bolsa de estudos para um bom colégio em Mato Grosso e resolvi participar dos Jogos Escolares. Treinava Taekwondo e Jiu-jitsu que não davam a bolsa, mas o wrestling dava. Treinei três meses antes dos Jogos Escolares de Fortaleza 2015, tive um bom resultado e fui convidado para treinar no Rio de Janeiro pelo treinador e hoje presidente Flavio Cabral, para treinar com a equipe que ia buscar vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude”, explicou Igor Queiroz.
A ascensão foi rápida depois do título pan-americano cadete e da classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, Igor recebeu um convite para treinar as Artes Marciais Mistas em 2019. O período de treino com os Irmãos Nogueira fez Igor se afastar do Wrestling, dos campeonatos nacionais e das bolsas governamentais como o Bolsa-atleta. Sem poder competir, Igor se voltou para família e resolveu passar um período de treinamentos em Cuba, tradicional escola do estilo greco-romano, com recursos próprios. A realidade do povo cubano gerou uma reflexão em Igor. No retorno, o cenário de pandemia, perda de amigos e a impossibilidade de treinar fez o lutador ter sintomas de depressão.
“A realidade de Cuba e vi que as vezes não damos tanto valor para o que temos. Eles são felizes com tão pouco. Quando voltei ao Brasil veio a pandemia do coronavírus, perdi amigos e três pessoas da minha família. Você acordava e recebi uma notícia triste. Não tinha vontade de sair de casa, voltei a dormir com meus pais e cheguei a ir ao médico. Achei que não lutaria nunca mais. Se não fosse minha família não sei o que teria acontecido. Parei de achar que o problema era só meu e vi que muitos estavam passando por dificuldades e consegui voltar ao caminho certo”, revelou Igor.
Ainda em 2020, Igor voltou a treinar. Este ano passou a representar o estado do Ceará e veio treinar em Niterói, Rio de Janeiro, com atletas da equipe sênior e sob o comando do treinador da CBW, Angel Torres Aldama. Igor venceu o Campeonato Brasileiro Sênior 2021 na retomada do wrestling nacional, a Seletiva para o Pan-americano Júnior, o Pan-americano Júnior e agora vai em busca do título dos Jogos Pan-americanos Júnior.
“Posso dizer que hoje vivo luta e tenho muito mais vontade de treinar e trabalhar muito para conquistar resultados que o Brasil ainda não teve. Desde o início do ano, planejei com professor Angel que esta competição é o objetivo da temporada. Esses Jogos Pan-americanos são muito importantes e se Deus quiser com a vaga assegurada vamos poder nos preparar durante dois anos. Quem estiver no Brasil torçam por nós” completou Igor.
Igor estreia nos Jogos Pan-americanos Júnior às 11h, horário de Brasília. Para assistir ao vivo clique aqui