Jogos Pan-americanos Júnior: Polyanna Araújo 50kg estilo livre feminino

Depois da histórica medalha de ouro de Igor Queiroz, o wrestling brasileiro retorna ao tapete dos Jogos Pan-americanos de Cali, na Colômbia, nesta quinta-feira, dia de estreia do estilo livre feminino. Polyanna Araújo 50kg e Assíria Silva 53kg competem a partir das 12h, horário de Brasília. Hora de conhecer um pouco mais sobre Polyanna  Araújo. A manauara, única do estado a conseguir a vaga para Cali, iniciou a carreira esportiva no Jiu-jitsu e migrou para o wrestling no intuito de melhorar suas quedas e viu um novo caminho pela frente. Mas o início foi com outro tipo de sapatilha.

“Esse ano me formei em professora de Balé, sou formada em sapateado e jazz também. A flexibilidade e a coordenação motora do Balé ajudam muito wrestling. Comecei com 10 anos e tive que ficar um ano fora e fiquei incompleta, faltava alguma coisa. Até o início do ano ainda praticava e esse ano obtive o diploma para dar aula. Mas agora estou 100 % na Luta”, explicou Polyanna, que vai lutar na categoria mais leve do wrestling.

A seletiva para o Pan-americano de Wrestling foi a primeira competição nacional da lutadora no wrestling. Polyanna venceu a categoria 50kg e garantiu a vaga para o Pan-americano no México. Pela primeira vez a lutadora teve a oportunidade de viajar para um país estrangeiro e seguiu

“Em pouco tempo, o wrestling já me ofereceu mais oportunidades do que o Jiu-jitsu. Tive a oportunidade de sair pela primeira vez do país, ir para o México, e conhecer uma cultura totalmente diferente. Lá no México conquistei a vaga para Cali e estou na expectativa para receber o Bolsa Atleta do ano que vem. Antes se não ganhasse um torneio de Jiu-jitsu não receberia nada. Agora, o foco é somente no wrestling”, explicou Polyanna.

Os treinos da atleta são comandados pelo venezuelano Nestor Garcia, que incentivou a mudança da atleta de modalidade e ensinou passo a passo da luta para Polyanna. Ainda recém chegada na modalidade, a lutadora foi convidada a participar do Camping de Treinamento Feminino realizado em Niterói, em agosto, e foi acolhida pelas outras lutadoras. A amazonense quer o pódio em Cali.

“É uma alegria e uma responsabilidade muito grande representar o Brasil. Só tenho a agradecer ao treinador Nestor Garcia e a todas as meninas que me receberam muito bem. Estou com a sensação e uma expectativa muito boa com relação aos Jogos e espero colocar o Brasil no pódio”, encerrou Polyanna.

A amazonense compete na categoria 50kg do estilo livre feminino às 12h. Para assistir ao vivo clique aqui.