Jogos Pan-americanos Júnior: Marcos Paulo Silva 130kg estilo greco-romano

O wrestling brasileiro inicia a caminhada nos Jogos Pan-americanos Júnior nesta quarta-feira (1/12), às 11h, em Cali, na Colômbia. Marcos Paulo Barbosa da Silva vai competir pelo Brasil na categoria 130kg do estilo greco-romano. Hora de conhecer um pouco mais do paraibano de João Pessoa que começou no wrestling seguindo os conselhos de um atleta olímpico nacional: Antoine Jaoude, medalhista nos Jogos Pan-americanos de 2003 e atleta olímpico em Atenas 2004.

“O primeiro contato que tive com o wrestling foi em 2013, quando ainda competia judô. Na minha academia na Paraíba tinha alguns atletas que faziam e Antoine Jaoude foi o embaixador dos Jogos e explicou como funcionava. No ano seguinte comecei a fazer wrestling e em 2014 voltei para os Jogos Escolares e reencontrei Antoine que explicou como funcionava alguns movimentos e voltei a participar em 2015 quando ganhei no por equipes e no individual. Antoine me parabenizou, aí chorei de emoção e guardo esse momento até hoje” revelou Marcos.

O título fez com que Marcos ficasse de vez no wrestling até 2019, ano em que a bolsa governamental do estado da Paraíba interrompida. Sem a bolsa, Marcos não conseguia mais ir para os treinos e decidiu acompanhar o pai, Marco Antônio, chefe de cozinha no trabalho e virou auxiliar de cozinha. Os treinos diários se tornaram escassos. O esporte ficou ainda mais de lado quando o pai de Marcos faleceu em 2020. A falta de recursos aliada a dor da perda do pai fez com que o grequista não quisesse sair mais de casa. Mas o treinador Walter Júnio e o também atleta do estilo greco-romano Gemerson Moura não iam desistir de ter o talento do lutador.

“Walter e Gemerson me salvaram. Os dois conversaram comigo apareciam na minha casa e lembravam que tinha sido campeão dos Jogos Escolares, medalhista Sul-americano e participado do Mundial Escolar no Marrocos, a dor pela perda do meu pai ia diminuir e que eu tinha uma carreira pela frente. Aos poucos fui voltando. Em 2o21 com os Jogos Pan-americanos fizemos uma preparação para subir de categoria e muito exercício de força. Consegui a vaga na seletiva para o Pan-americano e lá no México, a vaga para os Jogos Pan-americanos” explicou Marcos.

O tempo de inatividade fez com que Marcos não chegasse como queria no Pan-americano. Mas o período de treinamentos antes do torneio primeiro no CT do Time do Brasil, depois no ginásio do CEFAN e por fim no Clube Militar da Lagoa, fez com que Marcos chegasse mais confiante em Cali. Único representante da Paraíba em ação nos Jogos, Marcos quer honrar o apoio de amigos, familiares e celebra o fato de entrar na história da modalidade por fazer parte da primeira delegação do wrestling da história dos Jogos Pan-americanos Júnior.

” O objetivo é ser campeão. O sonho do meu pai era ver meu sucesso no esporte. Todo esforço é por ele, único da família que era ligado ao esporte, foi faixa marrom de judô e quis que me dedicasse a luta. Sempre dizia para mim que o esporte abre muitas portas. Vou lutar por ele, pelo meu treinador Walter pelos meus amigos do Instituto Otacílio Gama na Paraíba. Daqui a 10, 20, 30 anos  os mais jovens vão lembrar da primeira equipe que representou o wrestling  nos Jogos Pan-americanos Júnior e vão lembrar de nós” contou Marcos Silva.

Marcos Paulo Silva representa o Brasil e a Paraíba, às 11h, para assistir ao vivo clique aqui