Japão inicia campanha para manter luta como modalidade olímpica
A Federação Japonesa de Luta iniciou uma campanha para recolher 10 mil assinaturas pela internet contra a recomendação do Comitê Olímpico Internacional (COI) de excluir a modalidade do programa olímpico depois dos jogos do Rio 2016.
“A federação está profundamente decepcionada com a tentativa de deixar a luta de fora. Por isso pedimos ao mundo todo que nos apoie para que este esporte esteja presente nos Jogos Olímpicos de 2020 e nos seguintes”, diz o comunicado divulgado pelo site “Salvemos a Luta Olímpica”.
Além disso, a federação reconheceu que o Japão ganhou quatro ouros na modalidade nos Jogos de Londres 2012. A comissão executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) surpreendeu o mundo em 12 de fevereiro com a suspensão da luta do programa olímpico a partir dos Jogos de 2020.
A luta se uniu a lista de sete esportes: beisebol/softbol, karate, patinação sobre rodas, escalada, squash, wakeboard e wushu que tentam sua inclusão como modalidades adicionais.
As respectivas federações defenderão sua inclusão no programa olímpico em 2020 perante o Conselho Executivo do COI em maio.
Fonte: Ipcdigital